Reddit tem 'apagão' em protesto a taxa de acesso à APIs
Tecmundo
Os usuários do Reddit iniciaram um amplo protesto na rede social nesta segunda-feira (12). Gerando um “apagão” na plataforma, mais de 6 mil comunidades estão com acesso restrito ou privado.
A ação é uma reação ao anúncio de uma estrutura de cobrança para desenvolvedores. Para acessar a interface de programação de aplicativos (API), os profissionais terão que desembolsar “milhares de dólares” mensais.
“Apagão” no Reddit impede que milhões de usuários acessem as comunidades.
Conforme os organizadores do “apagão”, a decisão do Reddit pode matar os aplicativos de terceiros. Permitindo a criação de apps e serviços especiais, as APIs realizam a comunicação direta com a infraestrutura de um software ou site.
Além de revisar a taxa de acesso, os organizadores do protesto têm outras reivindicações. Entre elas, a prioridade máxima na resolução de problemas da API e o retorno do suporte para que apps mostrem anúncios em benefício de desenvolvedores terceirizados.
Recentemente, o Reddit proibiu apps de terceiros de exibirem os próprios anúncios ou se beneficiarem do sistema de publicidade da rede social. Tudo isso, combinado com a taxa de acesso de API, deve dificultar o trabalho dos desenvolvedores.
O Apollo, popular app de terceiros do Reddit, seria um dos mais afetados pela cobrança de acesso à API. Segundo o desenvolvedor Christian Selig, a mudança custaria US$ 20 milhões ao ano e forçaria o encerramento do software até final de junho deste ano.
Steve Huffman, CEO do Reddit, diz que a rede social precisa ser autossustentável.
Há vários anos, o Reddit planeja se tornar uma empresa de capital aberto com ações na bolsa de valores norte-americana. Hoje, grande parte da receita da marca é obtida com publicidade.
Steve Huffman, CEO da plataforma, respondeu algumas questões sobre a taxa de acesso à API Na última sexta-feira (9). Então, o executivo foi enfático sobre o posicionamento da companhia.
“O Reddit precisa ser um negócio autossustentável e, para isso, não podemos mais subsidiar entidades comerciais que exijam uso de dados em larga escala”, escreveu Huffman na publicação Ask Me Anything na rede social.