Home
Tecnologia
Reorganizar ou juntar também é inovar
Tecnologia

Reorganizar ou juntar também é inovar

publisherLogo
Tecmundo
03/11/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15279625/original/open-uri20221103-17-rgo1n6?1667516459
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No contexto da produção do meu último livro – Ouvir, agir e encantar – o Diretor de Operações do Mercado Livre, Luiz Antônio Vergueiro, me contou que certa vez observou três caminhões de varejistas concorrentes na mesma rua e que todos os três operavam com menos da metade da sua capacidade. 

Segundo ele, a inovação aqui seria esses três concorrentes utilizarem o mesmo caminhão para baratear e agilizar a operação de todos. De quebra, eles reduziriam a emissão de CO2, ajudariam a desafogar o trânsito, entre outros benefícios. Ou seja, seria bom para todo mundo. 

João Cristofolini também teve uma percepção interessante em meados de 2016. A ideia dele foi usar comércios como pontos de retirada e coleta de e-commerces. Basicamente, ao invés de receber sua compra em casa, o consumidor passaria a poder escolher retirar sua encomenda em algum comércio credenciado. 

A vantagem para o consumidor é pegar seu produto no seu melhor horário e em algum lugar que já é seu trajeto. Para o e-commerce, a solução reduz significativamente o insucesso de entregas. E, para o comércio, o ponto de retirada é uma forma de atrair clientes.  Foi assim que nasceu a Pegaki , que cresceu, se consolidou e foi vendida para a gigante Intelipost.  E tudo isso sem inventar a roda, simplesmente reorganizando o que já existe. 

InovaçãoInovar é colocar a criatividade para jogo

Para não ficar só no mundo da logística temos o exemplo do dr. consulta, que nasceu para oferecer atendimento médico de qualidade a preços populares. Um desafio gigantesco tendo em vista o contexto do setor: um sistema de saúde público ineficiente de um lado e planos de saúde caros e inacessíveis do outro. A solução? 

Focar em saúde básica e procedimentos sem urgência, o que viabilizava preços menores e consultas com horário agendado. Para amarrar o modelo, doses cavalares de tecnologia e processo. Não à toa, o negócio cresceu exponencialmente ao longo dos últimos anos. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também