RH: do estratégico para o digital
Tecmundo
Por Marcelo Araújo.
Até pouco tempo, discutia-se a necessidade de contar com uma área de RH que atendesse às necessidades estratégicas das organizações . Muitas empresas ainda mantinham práticas que visavam apenas solucionar a burocracia entre empregado e empregador, menos voltadas para o colaborador em si.
Porém, com o surgimento das novas tecnologias e as mudanças ocorridas na sociedade por conta delas, o cenário mudou. As companhias começaram a perceber que tornar o RH mais inteligente era parte crucial da estratégia.
Hoje, estamos um passo além: o RH já vem redesenhando seus antigos processos e realizando a migração para tecnologias de ponta, fazendo uso inteligente das inovações. Neste contexto, o RH Digital passa a sincronizar a estratégia da organização e da gestão de pessoas por meio de dados e estatísticas em tempo real, melhorando significativamente a tomada de decisão.
Imerso na transformação digital, o chamado de RH 4.0 é um setor bem encaixado na indústria 4.0 – considerada a era da conectividade. Ele consegue unir tecnologia, estratégia e gestão de pessoas, proporcionando avanços para as empresas. Para 2024, a principal tendência é que tudo isso seja alinhado à humanização da gestão de pessoas, a partir da união de tecnologias com metodologias e técnicas inovadoras.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela Capterra indicou que 80% das pequenas empresas americanas já utilizam softwares de RH. Segundo o estudo, programas que envolvem o uso de Inteligência Artificial e machine learning, por exemplo, devem ajudar a automatizar tarefas que vão desde o recrutamento de talentos até a organização de documentação , ajudando a livrar os funcionários do setor de atividades repetitivas.
A transformação do RH convencional para o digital gera expectativas de maior produtividade nas empresas e, claro, nos processos.
Embora não existam informações específicas sobre o aumento da produtividade no RH por causa da IA , a pesquisa mostra a dimensão da presença da tecnologia no setor e, a partir da informação dos sistemas mais usados, inferir algumas das atividades que podem estar sendo automatizadas, como recrutamento e seleção, gestão de conhecimento e avaliação de desempenho.
atuação em clientes de médio e grande porte, destacando vivência em empresas de software, BPO, gestão eletrônica de documentos , ECM e BPM.