Robô da Tesla surge dobrando roupas em vídeo, mas detalhe entrega segredo
Tecmundo
O empresário Elon Musk compartilhou um novo vídeo do Optimus, o robô que está em desenvolvimento pela Tesla . O clipe foi publicado na conta do bilionário na rede social X, o antigo Twitter .
O vídeo de trinta segundos de duração mostra o Optimus dobrando uma camiseta com movimentos precisos, ágeis e complexos. Ele consegue tirar uma peça de um cesto por vez e calmamente dobrá-la, colocando o objeto já finalizado no canto de uma mesa.
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
Ao fundo no clipe, é possível notar ainda outras unidades do Optimus ainda em fases iniciais de construção.
Ainda sob o nome de Tesla Bot, o robô foi apresentado pela primeira vez em agosto de 2021 . A ideia do bilionário é que ele seja um equipamento multiuso, desde companhia até um assistente para tarefas domésticas e braçais.
Essa é a ação mais complexa realizada pelo Optimus até o momento e divulgada ao público. Anteriormente, ele apareceu em clipes manipulando ovos de forma cuidadosa e até caminhando .
A declaração de Musk foi seguida de uma evidência no próprio vídeo de que o robô de fato não estava agindo por conta própria. Na verdade, ele possivelmente seguiu os comandos feitos por um ser humano.
A Forbes detectou que, em uma fração do clipe, é possível notar uma mão no canto direito da tela que tem o movimento replicado pelo Optimus quase que instantaneamente. Ou seja, há um programador ou engenheiro fazendo as ações com as próprias mãos usando um equipamento com sensores, com o robô apenas fazendo uma imitação.
O momento em que a mão de um funcionário é imitada pelo membro do robô.
Apesar de parecer bastante impressionante, a Forbes ressalta que esse tipo de tecnologia de imitação já tem décadas de vida e não significa que o robô de fato consegue fazer isso em outras situações.
Depois da publicação do vídeo, o próprio Musk publicou uma atualização sobre o conteúdo. A fala do empresário reduz as expectativas do clipe e tenta antecipar algumas críticas.
"Nota importante: o Optimus ainda não pode fazer isso de forma autônoma, mas certamente será capaz disso de modo totalmente automático e em um ambiente arbitrário (sem precisar de uma mesa fixa com uma caixa que só tenha uma camiseta)", diz o bilionário.
Até agora, Musk não comentou especificamente a descoberta da Forbes. O Optimus ainda não tem uma data prevista para ser comercializado e não há informações sobre qual seria o preço do equipamento.