RTX 40: encoder AV1 e mais novidades para criadores de conteúdo
Tecmundo
No último dia 20, a NVIDIA revelou oficialmente as novas placas GeForce RTX 40 . Jensen Huang, presidente da empresa, apresentou detalhes das GPU com arquitetura Ada Lovelace, que trazem muito mais do que melhorias nas tecnologias de ray tracing e DLSS .
Segundo o Huang, além das melhorias voltadas para jogos, as placas GeForce RTX 4000 têm enorme potencial para facilitar a vida de criadores de conteúdo, com processos de produção muito mais otimizados e rápidos.
Um dos destaques da apresentação foram as novidades voltadas para o segmento de criação de conteúdo, entre streamers , produtores de vídeos, modelagem 3D e comunidade de modders.
A primeira grande novidade para esse público é o novo Encoder Duplo AV1 . A oitava geração de encoders da NVIDIA tem, possivelmente, um dos maiores saltos de desempenho desde o lançamento do H.264 em 2004, quase 20 anos atrás.
Comparativo entre NVENC H264 e novo NVENC AV1 em testes internos da NVIDIA
Em testes sintéticos, o tempo de exportação de vídeos com o novo codec é reduzido pela metade em relação à geração passada do NVENC. Com isso, a edição de vídeos de alta resolução. O resultado se repete em editores notoriamente pesados, como o Adobe Premiere Pro e Maya Autodesk .
Novo encoder duplo AV1 realiza capturas e renderizações duas vezes mais rápido que versão anterior
Além do AV1 por si só ser melhor otimizado, a nova arquitetura traz dois encoders trabalhando em paralelo e dividindo as instruções. Isso resulta, naturalmente, em tempos reduzidos pela metade em praticamente todos as tarefas de compressão e renderização de vídeo.
No caso dos streamers, esse ganho de desempenho é um pouco menor, de aproximadamente 40%. Ainda assim, isso desafoga bastante o consumo de recursos da CPU durante transmissões, sobrando mais capacidade de processamento para os jogos transmitidos.
O OBS Studio será um dos primeiros softwares de transmissão a receber suporte ao novo Dual AV1. Além disso, graças a uma parceria com a equipe do OBS, as trilhas de codificação serão otimizadas para todas as GPUs NVIDIA, melhorando o desempenho em aproximadamente 35%.
A empresa também trabalhou em colaboração com o Discord para trazer o suporte ao AV1 ainda em 2022 ao modo de compartilhamento de tela. Dessa forma, conferências, aulas remotas ou transmissões na plataforma poderão se beneficiar da nova tecnologia quanto antes.
Com o intuito de facilitar também a vida dos desenvolvedores, o novo kit de desenvolvimento da NVIDIA possibilita o deploy do novo codec de maneira mais eficiente. O AV1 também poderá ser acessado diretamente via Microsoft Media Framework em navegadores Chromium, como Chrome e Edge.
O NVIDIA Broadcast também teve seu desempenho atualizado nas novas GPUs RTX 40 na nova versão do OBS 28.0. A ferramenta com integração nativa de inteligência artificial dispensa chroma key para remover ou substituir o fundo de vídeos de maneira mais eficiente, sem parecer um episódio do Chapolin.
O software recebeu atualização no sistema de remoção de ruídos de fundo, melhorando a qualidade do áudio, mesmo em microfones mais simples — e baratos. Os novos codecs ainda melhoraram em até 15% a compressão, possibilitando gravar vídeos em qualidade maior.
Qualidade do novo encoder em vídeos 1080p
Com a popularização dos sistemas compatíveis com HDR, o novo update do OBS ampliou o suporte à tecnologia, não sendo mais necessário desativar a função para evitar vídeos com cores “lavadas”.
Modo HDR pode ser ativado/desativado facilmente durante capturas e transmissões, sem necessidade de alterar configurações avançadas.
As primeiras placas com as novas ferramentas são, por enquanto, apenas os modelos topo de linha GeForce RTX 4080 e GeForce RTX 4090. Naturalmente, suas configurações resultam em preço muito elevado , colocando os modelos fora do orçamento da maioria dos criadores menores.
Por outro lado, os modelos de entrada e intermediário também devem trazer o Dual AV1 e as novas funções do NVIDIA Broadcast. Dessa forma, dependendo dos preços praticados, seu lançamento pode tornar obsoletas mesmo alguns modelos poderosos da família RTX 3000.