Ryzen 5 7600X: veja especificações, testes e preço da CPU
Tecmundo
A nova geração de processadores AMD, os Ryzen 7000 , chegou ao mercado brasileiro, prometendo um grande salto de performance, e um dos destaques é o Ryzen 5 7600X. Mas será que essa CPU, dando foco ao custo-benefício, realmente é tudo isso? O TecMundo preparou um compilado com as principais informações desse componente para tirar todas as suas dúvidas.
Além do Ryzen 5 7600X, a AMD também lançou o Ryzen 7 7700X, Ryzen 9 7900X e o Ryzen 9 7950X, processadores já em um segmento de alto desempenho, com destaque especial para os dois últimos modelos, recomendados para criadores de conteúdo e uso profissional.
A tão esperada arquitetura Zen 4 finalmente chegou no mundo do hardware, e quando comparada com a antecessora, oferece melhorias interessantes. O principal destaque fica por conta do processo de fabricação, que agora passa a ter uma litografia de 5 nm da TSMC — isso melhoria a densidade dos transistores em 1,87 vezes.
Aliás, com essas mudanças, os processadores Ryzen 7000 conseguem ter um salto de cerca de 13% em IPC, frequência máxima de 5,7 Ghz e quase 30% de performance em single core comparado com os Ryzen 5000, segundo a AMD.
Vale a pena citar que todas as novas CPUs da companhia foram agraciadas com a micro-arquitetura baseada em RDNA 2, o que significa que todos os modelos têm gráficos integrados para pelo menos dar vídeo nos computadores quando uma placa de vídeo dedicada não está encaixada na placa-mãe.
Além disso, os novos Ryzen tem compatibilidade com memórias RAM DDR5 e o PCIe 5.0, que inicialmente está apenas disponível para alguns SSDs, mas em breve deve chegar ao mundo das GPUs. Vale destacar que os Intel Core de 13ª geração , também anunciados recentemente, dão a possibilidade do usuário escolher entre módulos DDR4 e DDR5.
Os processadores receberam um novo design, e a compatibilidade com os soquetes mudou. Agora, o AM5 é o novo encaixe dessas peças, que passam a adotar o LGA 1718, bem similar com o que a Intel já faz há alguns anos.
Uma das grandes novidades do lançamento foi a implementação do sistema ECO, que basicamente diminui o TDP de um processador para aumentar os ganhos de eficiência energética e diminuir a temperatura. O recurso parece ser muito bem-vindo, uma vez que essas CPUs tem atingindo temperaturas altas mesmo com bons coolers instalados.
O Ryzen 5 7600X é o processador custo x benefício da nova geração da AMD, e mantém a estrutura de 6 núcleos 12 threads presente em outros modelos similares. A frequência base é de 4,3 Ghz, enquanto o boost pode chegar a 5,3 Ghz. O TDP é de 105W, um aumento considerável em relação aos 65W do antecessor.
A GPU integrada não é das mais potentes, e recebe um nome padrão pela AMD. No entanto, o chip gráfico tem clock de 2,2 Ghz e dois núcleos de operação. Na prática, isso deve ser equivalente ao desempenho em HD ou Full HD e configurações baixas em games mais leves, como CSGO, PUBG, etc.
Na teoria, o Ryzen 5 7600X parece continuar o legado da AMD de entregar bons resultados em games. Na prática isso felizmente se confirma, e o modelo é apontado por muitos jornalistas como uma das melhores opções disponíveis no mercado.
Utilizamos os benchmarks do site TechPowerUp para montar dois gráficos de performance. O site especializado utilizou uma RTX 3080 nos testes, e embora essa não seja a GPU mais potente do mercado, as diferenças para modelos como a RTX 3090 ou 3090 Ti não devem ser exorbitantes.
O primeiro teste, em Full HD e qualidade máxima, revela que o processador consegue alcançar uma ótima média de quadros nos principais títulos da atualidade, geralmente sempre superior a 100 frames. Testes em resoluções menores são muito eficazes, uma vez que a carga do game está quase sempre sobre o processador, e não na placa de video. Dessa maneira, podemos determinar o poder de fogo de uma CPU, e nesse caso, o Ryzen 5 7600X fez bem o seu dever de casa.
Em um cenário mais extremo para a placa de vídeo, o processador também aguentou uma boa taxa de quadros em 4K, porém, grande parte da carga do game está centrada na placa de vídeo, aliviando o outro componente.
No entanto, quando comparamos o Ryzen 7600X com seu antecessor, o Ryzen 5600X; o rival, Intel Core i5-12600K; e o modelo mais poderoso do lineup AMD, Ryzen 9 7900X, vemos que os quatro processadores conseguem praticamente um grande empate técnico. As diferenças entre os modelos são imperceptíveis durante o gameplay.
O Ryzen 5 7600X traz incrementos bem importantes para os jogadores, e na hora da jogatina parece não decepcionar em nada quando comparado aos rivais e, inclusive, aos topo de linha da geração. Dito isso, o processador é sim um ótimo componente para jogos e deve ter uma boa longevidade na mão dos usuários, porém...
Por se tratar de um lançamento muito recente, a CPU chegou ao mercado brasileiro por R$ 2.199 nas principais varejistas. É necessário também somar o valor de uma nova placa-mãe para a peça, e a compra de pelo menos um módulo de memória RAM DDR5. Assim, o investimento total será muito maior no fim das contas e talvez não seja tão interessante, visto que a proposta do modelo é ser um custo x benefício.
Quando falamos em performance e preço, o próprio Ryzen 5 5600X ou o Intel Core i5-12600K, oferecem praticamente o mesmo desempenho em games e podem ser opções que vão doer menos no bolso, ao passo que entregam a mesma taxa de quadros nos games.