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Samsung desacelera, mas segue líder em venda de celulares na América Latina
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Samsung desacelera, mas segue líder em venda de celulares na América Latina

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Tecmundo
29/05/2024 15h00
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https://timnews.com.br/system/images/photos/16234148/original/open-uri20240529-56-143081a?1716995131
©GettyImages
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O mercado de smartphones na América Latina apresentou um crescimento de 26% na quantidade de aparelhos vendidos no primeiro trimestre de 2024, comparado com o desempenho no mesmo período do ano anterior. A informação é de um estudo publicado pela Canalys.

Segundo o relatório, a região voltou a crescer nesse mercado após períodos de queda nos últimos dois anos — situação normalizada apenas no segundo semestre de 2023. A Canalys aponta como motivos para o crescimento uma melhora na condição econômica geral e um catálogo renovado das marcas para atrair o consumidor.

O período de alta na venda de celulares segue na América Latina.

Os destaques em vendas no começo deste ano estão no segmento de dispositivos intermediários, como as linhas Samsung Galaxy A, Xiaomi Redmi e Motorola Moto G. O levantamento não chega a diferenciar modelos comprados direto das companhias e de revendedoras autorizadas ou aqueles do chamado "mercado cinza" , bastante popular no Brasil.

No ano passado, o segmento premium foi o que registrou uma alta global . Como são dispositivos de maior preço e durabilidade, eles acabam mudando a estrutura do mercado e gerando uma comercialização menor de unidades a cada ano pelas trocas menos frequentes.

Samsung é líder, mas não comemora

Em relação ao desempenho individual das fabricantes, a sul-coreana Samsung manteve a liderança já consolidada. Ela vendeu 6% a mais de aparelhos no último ano e tem 32% do mercado latino-americano.

Esse valor, porém, representa uma queda no seu domínio, já que as rivais cresceram ainda mais. Tirando a Motorola , que só cresceu 1% e também perdeu mercado (de 21% para 17% do setor), as outras três integrantes do top 5 dispararam na comercialização de aparelhos.

O top 5 de marcas de celular na América Latina.

A Xiaomi (15% do mercado) registrou uma alta de 45% e segue estável na terceira colocação. Só que ela agora está ameaçada pela Transsion, dona da marca Infinix , que saltou para 10% ao triplicar a quantidade de modelos vendidos na América Latina. 

Próxima do Brasil, a Honor agora tem 7% do mercado e foi a que mais cresceu, com 293% a mais de dispositivos comercializados por aqui.

A Canalys analisou também a presença de ecossistemas de fabricantes, ou seja, a venda de outros aparelhos de uma mesma marca. A situação é a mesma do ranking de celulares, com a Samsung se beneficiando da venda de equipamentos de áudio da Harman, tablets e pulseiras inteligentes.

O ranking de ecossistemas não apresenta mudanças.

A Apple aparece apenas em sexto, muito pela venda de produtos como AirPods  e o iPad . Completam a lista geral a Oppo e a ZTE, praticamente apenas com celulares entre os dispositivos de relevância.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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