Home
Tecnologia
Seja analítico com a ajuda de robôs
Tecnologia

Seja analítico com a ajuda de robôs

publisherLogo
Tecmundo
25/04/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15521073/original/open-uri20230425-18-1jitgbn?1682463790
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Por Thiago Muniz.

A IA, inteligência artificial, pode ajudar profissionais de marketing, vendas e gestores a tomar decisões melhores. Chat GPT e outras plataformas de IA podem fazer a parte dos cálculos pesados enquanto você se torna mais analítico.

O que dependeria de horas de compilação de dados, muitas ferramentas e até mesmo grande especialização pode ser feito com alguns cliques e comandos. Passamos por décadas analisando grandes massas de dados para ter confiança para tomar decisões de negócios. O trabalho pesado em compilar dados normalmente reduz o tempo disponível para analisar e agir com base em dados. Cruzar bases sempre foi algo extremamente trabalhoso.

Ferramentas de big data até ajudam a processar grandes bases. Big data é algo comum no dia a dia de grandes empresas e inacessível para milhares de negócios. IA pode ajudar qualquer tipo de profissional a ser mais analítico mesmo sem grandes times ou investimentos em ferramentas.

Mesmo com tanta tecnologia e fontes de dados sempre acreditei que poucos dados geram muitas análises. Mais importante que muitos dados é escolher os dados que nos ajudam a transformar insights em ações.

Ouvir a voz do cliente pode ser mais fácil com apoio do Chat GPT. A ferramenta pode te ajudar a analisar dados de chats, conversas de Whatsapp ou comentários de redes sociais e avaliar como melhorar a comunicação com o público da sua empresa em cada canal ou descobrir melhorias da sua operação.

Por exemplo, um chatbot turbinado com IA pode usar a análise das respostas de consumidores para identificar emoções negativas e alertar um humano para dar continuidade em um atendimento.

Muito complexo? Um pequeno negócio pode analisar rapidamente a opinião das pessoas em comentários de redes sociais e melhorar sua comunicação. Como você pode fazer isso na prática?

Seguindo a mesma lógica, posso analisar centenas de avaliações sobre meu negócio ou concorrentes na internet e ter uma lista rápida de 5 principais pontos positivos ou negativos sobre qualquer empresa que está em um canal que permite clientes inserirem seus depoimentos.

Antes de pedir para o Chat GPT gerar novos conteúdos dê um passo atrás, pegue uma pequena base de dados e entenda melhor seu cliente. Seja analítico com suporte da tecnologia deixando cálculos pesados e até análises iniciais para a ferramenta e passe mais tempo agindo na melhoria do seu negócio.

****
CEO da Receita Previsível no Brasil, o publicitário Thiago Muniz é pós-graduado em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva pela ESPM. Acumula 14 anos de carreira no mercado digital, especializado em vendas, marketing e tecnologia. Há cerca de 10 anos ministra aulas de MBA e graduação em alguns dos centros de ensinos mais renomados do país como: Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Possui experiência na Espanha, na IEBS School (Escola de Negócios da Inovação e dos Empreendedores, em português).

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também