Serpro apoiará projetos inclusivos para pessoas trans e travestis
Tecmundo
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançou nesta quarta-feira (28) um processo de seleção pública para patrocínio de projetos de inclusão sociodigital para pessoas trans e travestis. A empresa pública está em busca de iniciativas que apresentem um impacto positivo na vida destas comunidades.
O primeiro passo do Programa de Investimento Social do Serpro, o edital “Agora 3T - Tecnologia para Pessoas Trans e Travestis” tem como objetivo incentivar projetos que se baseiam na tecnologia como promotora da igualdade . As iniciativas precisam ter a Tecnologia da Informação (TI) como meio ou como fim.
“Nesse programa, ousamos colocar em prática a chamada discriminação positiva, que oferece mais a quem mais necessita. Nosso foco é gerar impacto na sociedade transformando vidas e construindo caminhos para comunidades invisibilizadas por meio da inclusão sociodigital ”, afirmou a superintendente de comunicação e marketing da estatal, Loyanne Salles.
O programa "Agora 3T" abre inscrições em julho.
Ainda de acordo com Salles, o Serpro quer ajudar a viabilizar ações afirmativas que mudem o cenário de violência física, preconceito e falta de oportunidades para as comunidades trans e travestis. Para ela, as ferramentas tecnológicas têm um papel essencial na construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
A seleção pública do Serpro para patrocínio de projetos de inclusão sociodigital para pessoas trans e travestis terá inscrições abertas a partir do dia 3 de julho. Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Organizações Não Governamentais (ONGs) sem fins lucrativos interessadas em participar terão até o dia 15 de agosto para se cadastrar.
O processo seletivo será composto por cinco etapas, incluindo a avaliação que será baseada em aspectos como impacto social, viabilidade técnica e financeira e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. As orientações para inscrição e as demais informações podem ser consultadas no edital .