Home
Tecnologia
Social Media: o que faz e como ingressar na área?
Tecnologia

Social Media: o que faz e como ingressar na área?

publisherLogo
Tecmundo
08/10/2022 10h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15238083/original/open-uri20221008-18-1pgsaxa?1665236369
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A área de social media tem sido muito visada pelos novos profissionais. Afinal, é um setor em crescimento, uma vez que todo o tipo de pessoas e negócios precisam de alguém que saiba gerenciar bem a sua presença digital.

O profissional de social media é responsável por gerir, atualizar e criar conteúdo para as redes sociais de empresas, marcas e personalidades. Ele é preparado para utilizar conhecimentos de comunicação e marketing para fidelizar e conquistar novos clientes a partir das redes digitais.

Por isso, quem gosta de trabalhar com internet, adora criar conteúdos novos e se considera curioso e criativo pode ter nesta área uma boa oportunidade de trabalho. 

Neste texto, contamos tudo sobre essa profissão, que está em ascensão no mercado profissional. Confira!

(Fonte: Vecteezy)(Fonte: Vecteezy)

O profissional de social media transita entre diversas áreas, mas atua sobretudo a partir de conhecimentos de comunicação e marketing. É desejável ter alguma experiência em design e edição de imagens já que, muitas vezes, terá a incumbência de criar posts e vídeos para serem usados nas redes de seus clientes.

O social media planeja o conteúdo que será compartilhado pelas redes da marca que gerencia. Entre os tipos de conteúdo, estão os posts, gifs, sorteios, anúncios, vídeos, imagens diversas e outras estratégias. 

O objetivo central é conseguir conversar com o público desta marca e criar engajamento com os clientes. Além disso, o especialista também cuida da interação com os usuários e zela para que a imagem do cliente seja positiva.

Sem contar que é encarregado de gerenciar possíveis crises e a responder críticas e questionamentos que surgirem. De modo geral, podemos pensar que as atividades do social media compreendem diversos aspectos. Os principais deles são:

(Fonte: Marketing com Café)(Fonte: Marketing com Café)

Se você quer ser um Social Media, é bacana investir em aperfeiçoar as suas habilidades . Pode procurar, por exemplo, fazer cursos específicos que aprimorem o seu conhecimento sobre métricas digitais ou sobre a produção de conteúdos em diversas plataformas.

Ainda que hoje existam muito softwares específicos que auxiliam na produção das imagens, como o Canva , é muito importante "sair da caixa" e ir além dos templates prontos – afinal, eles ficam disponíveis não apenas para você, mas para todo mundo. 

De modo geral, se você visa essa profissão, vale a pena investir nestes três eixos:

(Fonte: FIA)(Fonte: FIA)

O trabalho de social media pode ser perfeitamente desempenhado por pessoas graduadas em cursos de Comunicação, tal como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Institucional, Midialogia, entre outros. 

Mas se você quer uma formação bem específica, algumas faculdades já oferecem a graduação em Gestão de Mídias Sociais.

Gostou deste conteúdo? Então confira as demais matérias disponíveis aqui no TecMundo que ajudam você a conhecer melhor as diferentes profissões e tomar a melhor decisão para o seu futuro!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também