Spotify ganha hub para a venda de produtos oficiais de artistas
Tecmundo
O Spotify lançou na segunda-feira (16) o “Merch Hub”, um novo espaço no app em que os fãs podem encontrar produtos dos seus artistas favoritos à venda. Camisetas, bonés, bolsas, canecas, pingentes e discos de vinil são alguns dos itens disponíveis, oferecendo uma nova forma de monetização para quem vive da música.
Trazendo recomendações personalizadas com base nos hábitos de audição do usuário, a nova seção do Spotify reúne todos os produtos em um só lugar. Anteriormente, era necessário visitar perfil por perfil e verificar se o artista havia aderido ao serviço.
Os fãs podem encontrar CDs, camisas, gorros, bonés, isqueiros e vários outros itens personalizados.
Com a atualização, é possível encontrar todos os produtos que estão à venda em uma mesma área, independente da banda, facilitando a busca. O usuário é direcionado à página do artista para concluir a compra somente após escolher um determinado item enquanto navega pelo novo hub.
Os itens à venda no Merch Hub do Spotify variam de artista para artista. Na loja oficial da banda Arctic Monkeys, por exemplo, há CDs, vinis e até fita K7 disponíveis, além de moletom, gorro, pôster e chaveiro, entre outras opções, enquanto a da cantora Taylor Swift traz camisetas, CDs, singles e agasalhos.
É possível acessar a nova seção de merchandising do Spotify na opção “Merch”, na página “Navegar”, e também em “Tocando Agora”. Ela aparece ainda nas páginas dos artistas, dos álbuns, EPs e singles em reprodução, desde que o artista tenha produtos à venda na plataforma.
Além do app, a novidade é acessível na versão web do serviço de streaming, bastando ir à página do Merch Hub utilizando o navegador da sua preferência. Vale ressaltar que o recurso pode não estar disponível para todos os usuários neste primeiro momento.
A nova seção também pode ser acessada na versão web do Spotify.
O processo de finalização da compra acontece na loja oficial do artista na plataforma, criada pelo Shopify , que possui parceria com o Spotify desde 2021 para o fornecimento do serviço de e-commerce.