Telegram ganha compartilhamento de localização, aniversário e muitos outros recursos; veja
Tecmundo
O Telegram anunciou nesta semana uma série de novidades para o seu aplicativo oficial. Elas incluem desde novidades muito aguardadas por seus usuários, como a de compartilhamento de localização em tempo real, até outras bem funcionais, como a visualização anônima de stories.
Além disso, houve também um foco maior em ferramentas para moderação aprimoradas para os administradores de grupos. Agora, há recursos para que eles selecionem várias mensagens e executem múltiplas ações, e a possibilidade de limitar os tipos de reações para o conteúdo postado. Confira as novidades:
Canais Recomendados
Agora é possível encontrar canais recomendados pelo próprio Telegram. Eles são indicados de acordo com as suas preferências e canais que você já faz parte, e baseado em conteúdo dos quais você consome dentro da plataforma.
Meu Perfil
A opção "Configurações" agora conta com um recurso chamado "Meu Perfil". Nele, como o próprio nome sugere, você consegue visualizar o seu perfil da mesma forma com que outras pessoas veem. Além disso, também é permitido fixar nele até três stories de visualização pública.
Outra adição importante é que agora também é possível adicionar um canal ao seu perfil. Ele fica posicionado no último post acima de sua biografia, permitindo que novos usuários tenham acesso a ele através de um simples toque.
Além disso, mensagens encaminhadas agora mostram a foto do perfil do usuário original, facilitando que outras pessoas reconheçam o responsável pela criação. E por fim, caso você possua nomes de usuário colecionáveis, agora é possível vinculá-los à conta ou aos canais do Telegram, listando os nomes extras na sua página de perfil.
Compartilhar Localização Indefinidamente
Um dos recursos mais esperados finalmente chegou ao Telegram. Agora já é possível compartilhar a sua localização com outro usuário, ou até mesmo com todos os participantes de um grupo, para que sua jornada seja acompanhada em tempo real.
É possível configurar para que o tempo seja mais longo, e até mesmo que só seja desativado quando você quiser, e que haja um alerta para todos quando você chegar ao destino.
Aniversários
Para os esquecidos, foi adicionado um lembrete de aniversário dentro do próprio Telegram. Sendo assim, quem acessar seu perfil na data, será avisado com uma animação repleta de enfeites e balões. E quando o aniversário for de uma outra pessoa, um banner surgirá na sua lista de conversas para te lembrar de parabenizar o contato.
Moderação em Massa para Grupos
Para os grupos do Telegram, foram adicionados vários recursos visando melhorar a administração deles. Agora é possível selecionar várias mensagens e fazer múltiplas ações de moderação ao mesmo tempo, em um menu individual para cada usuário.
Há também configurações para o controle de reação de mensagens, podendo escolher apenas alguns emojis a serem utilizados para a função. Ainda sobre eles, também é possível adicionar emojis animados em enquetes, mas é preciso que o usuário seja assinante do Plano Premium do Telegram.
Por fim, na seção Ações Recentes, agora os administradores podem ver de forma detalhada tudo que ocorreu no chat nas últimas 48 horas, como mensagens apagadas ou editadas, e atividades de outros admins. Também foi corrigido o destaque de texto que surge nas pesquisas nas ações recentes, que agora funciona de forma semelhante a busca de conversas no Telegram.
Visualizar Stories Anonimamente
Outro recurso muito esperado já está disponível para usuários Premium do Telegram. Nele, você pode ocultar suas visualizações recentes e continuar escondendo visualizações pelos próximos 25 minutos. Para isso, basta tocar e segurar no story desejado e escolher a opção "Ver Anonimamente".
Recompensas para Criadores
Para os criadores de conteúdo donos de canais, foi adicionado um novo sistema de recompensa. Agora é possível resgatar 50% da receita dos anúncios exibidos em seus canais. E sobre anúncios, usuários Premium do Telegram, que por padrão possuem as propagandas ocultas, agora podem desabilitar essa opção nas configurações do app.