Teoria: Minecraft é uma aventura sobre os Antigos Construtores?
Tecmundo
Jogadores são curiosos por natureza e, muitas vezes, um de seus passatempos mais comuns é ajudar na criação de teorias sobre o universo de seus títulos favoritos. Sendo Minecraft tão popular quanto misterioso ainda hoje, uma década após seu lançamento, é de se esperar que tenha algumas teorias elaboradas.
Há algumas teorias bem variadas na rede, e com certeza uma das principais dela tem relação com a história presente no jogo. Ficou curioso para saber do que se trata? Então é só continuar a leitura para descobrir.
Minecraft é um jogo que não te guia completamente em uma história, mas o canal Game Theory, no YouTube, ajudou a espalhar uma ideia que tem sido debatida há algum tempo por muitos jogadores: a ligação de todos os eventos com a existência dos Antigos Construtores.
Segundo essa teoria, esses antigos construtores seriam um dos motivos pelos quais os jogadores conseguem visualizar várias ruínas espalhadas pelo mundo do jogo. A sugestão ganhou força com diversas pessoas encontrando cada vez mais conexões entre essa ideia e o próprio universo do jogo.
Estruturas antigas encontradas em Minecraft podem ser fruto do trabalho de ancestrais do protagonista do game. (Fonte: Minecraft / Reprodução)
Segundo essa teoria, os Antigos Construtores seriam parte de uma civilização de arquitetos que viveu no mundo de Minecraft muito antes dos eventos do primeiro jogo. Dessa forma, o personagem que controlamos seria um descendente desse grupo, sugerindo que as ruínas encontradas sejam resquícios de sua época.
Ok, podemos desbravar um mundo inteiro repleto de bloquinhos para coletar e, nesse processo, encontramos alguns rastros de construções feitas por civilizações antigas. E aí, surge a dúvida: para onde essa civilização foi? Por que não podemos encontrá-la (ao menos com esse título) em Minecraft?
Ainda conforme a teoria feita pelo Game Theory, os Antigos Construtores podem ter fugido para escapar de um grande desastre, fazendo com que usassem portais mágicos para chegar à região conhecida como End.
Dimensão "End", em Minecraft. (Fonte: Minecraft / Reprodução)
Sobre o possível grande desastre, há duas possibilidades: a primeira delas seria uma inundação (explicando a e existência de Monumentos Oceânicos), enquanto a outra possui relação com as criaturas conhecidas como Wither.
Uma parte da teoria diz que os Wither foram os responsáveis pelo sumiço dos Antigos Construtores desse universo. A ideia inicial do grupo era usar Areia das Almas (um tipo de bloco encontrado apenas em Nether e em cidades mais antigas) para criar vida nova, mas algo deu errado no processo. Como resultado, essas criaturas começaram a aparecer e dominar o mundo do jogo.
As criaturas conhecidas como Wither podem ter sido as responsáveis pelo sumiço dos Antigos Construtores do mundo de Minecraft. (Fonte: Rock Paper Shotgun)
Com o surgimento desses seres, muitas das estruturas criadas pelos Antigos Construtores começaram a ser destruídas, forçando esse povo a migrar para o misterioso End.
Há até outra teoria mencionando que, apesar de terem ficado livres de suas criações, os Antigos Construtores acabaram encontrando as Frutas do Coro. Esse alimento teria provocado sua lenta transformação nos Endermen — e, possivelmente, o motivo pelo qual chamam essa dimensão de lar.
Novamente, não temos confirmações dos criadores do jogo. Então, todos esses argumentos são apenas sugestões baseadas no que os jogadores encontraram e interpretaram ao longo da jornada em Minecraft.
Contudo, um dos pontos que contribui com essa ideia é que as Frutas do Coro permitem que jogares utilizem a habilidade de teletransporte dos Endermen. Além disso, a teoria sugere que o uso dessa fruta, combinada com a exposição ao End, acabou dando uma chance maior de sobreviver nessa dimensão aos Antigos Construtores.
Outro ponto importante é que os Endermen podem pegar alguns blocos e colocá-los em pontos específicos do cenário, sugerindo que eles ainda possuem algumas memórias de seus tempos de construtores. Esse detalhe, em particular, é corroborado em Minecraft: Mobestiary, onde há um diagrama apontando a semelhança entre o cérebro do protagonista e das criaturas do End.
Enderman, em Minecraft. (Fonte: Minecraft / Reprodução)
E, afinal, onde toda essa história terminará? A teoria principal é de que todas as ações feitas pelo jogador seriam uma forma de tentar libertar seus ancestrais do End, além de trazer todo o seu legado para o Overworld.
E você, o que achou da teoria? Compartilhe a sua opinião nas redes sociais do Voxel e aproveite para conferir outras duas teorias que já publicamos: