TikTok Pay funciona ou é golpe? Saiba tudo sobre o app
Tecmundo
A busca por uma renda extra através da internet se tornou comum nos dias de hoje. Nesse cenário, surge o aplicativo TikTok Pay, prometendo ganhos de até R$ 400 por dia apenas assistindo vídeos pela sua conta do TikTok .
Mas será que o TikTok Pay realmente funciona? Entenda como opera o aplicativo, por que a ferramenta não é confiável e quais sinais de alerta você precisa se atentar para evitar o novo golpe que está se popularizando na web.
TikTok Pay, ou Tik Tok Company Pay, é um site que alega falsamente ser um "aplicativo licenciado pelo TikTok". A página diz que é possível ganhar dinheiro assistindo a vídeos publicados pelos usuários do app oficial da ByteDance .
Segundo o site do TikTok Pay, mais de 32 mil pessoas melhoraram suas vidas financeiras utilizando o app.
Página inicial do aplicativo TikTok Pay.
Após efetivar a compra do TikTok Pay, você terá acesso à área de membros onde encontrará mais informações em formato de videoaulas. O curso explica como se cadastrar no app, atingir a meta estabelecida e sacar o dinheiro acumulado.
O funcionamento do TikTok Pay parece ser simples. Você se conecta à plataforma, clica no botão "assistir vídeos" e é redirecionado para a página oficial do TikTok.
Quanto mais vídeos assistidos até o final , maior será a sua pontuação e mais dinheiro você ganha. Porém, a experiência de vários usuários mostra que o esquema é uma propaganda enganosa. Entenda a seguir!
Ao que tudo indica, o TikTok Pay não funciona conforme as informações divulgadas pelo aplicativo e demais empresas vinculadas a ele.
A empresa Play Premiado tem mais de 1.300 reclamações no site Reclame Aqui . Quase 50% das avaliações indicam propaganda enganosa, problemas com estorno do valor pago e/ou não conseguem cancelar a conta.
O mesmo cenário se repete nas páginas de avaliação das empresas Tiktok Pay Oficial, Tiktok Lucrativo e Optus Soluções Digital.
Para a Presidente da Comissão de Direito e Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Maringá/PR), Lira Machado, quando o consumidor efetua compra do aplicativo e o produto não atende o que legitimamente se espera dele, podemos dizer que o não pagamento configura vício do produto.
Sendo assim, o TikTok Pay não respeita os direitos do consumidor previstos no inciso II do §1º do art. 18, em que o consumidor caberia exigir a restituição da quantia paga, além das perdas e danos.
Machado reitera que, "uma vez que o referido aplicativo se vale do nome de outra marca (TikTok), acaba por extrapolar os limites civis, podendo incidir no delito de estelionato, já que induz o consumidor a depositar a confiança no referido aplicativo em razão da 'validade pelo TikTok' ".
Veja detalhadamente 4 problemas encontrados durante o nosso teste do aplicativo e que são comuns de acordo com os relatos do consumidores. Confira:
O TikTok Pay garante um período de teste do aplicativo. Caso o usuário se arrependa da compra, é possível solicitar o reembolso do valor pago. Porém, o próprio site informa diferentes prazos, de 7 dias e de 30 dias.
O app promete diferentes prazos de garantia de reembolso ao consumidor.
No rodapé da página de compra do aplicativo, é informado um endereço eletrônico para suporte ao cliente (suporte@aplicativopaytik.space). Após várias tentativas de contato, a resposta é sempre a mesma: não foi encontrado o e-mail do destinatário.
Mensagem automática de endereço não encontrado.
Há duas ressalvas aqui. Primeiro, é possível fazer o registro com informações falsas na página de login do TikTok Pay e ter acesso gratuito ao app.
Segundo ponto, mesmo que se utilize um login correspondente às informações de quem comprou o app, o valor correspondente ao dinheiro ganho altera sozinho, independente se o usuário assistiu aos vídeos no TikTok ou não.
Capturas de tela após diferentes momentos que se realizou o login no aplicativo.
Além disso, não há um valor estipulado como meta a ser alcançada, apenas uma barra de progresso. Logo, é difícil entender qual é o valor final para que o saque esteja disponível.
Após diversas tentativas de sacar o dinheiro do TikTok Pay, o usuário é direcionado para uma página com a seguinte mensagem:
Olá! Você foi convidado por Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial a se tornar afiliado do seguinte produto: APP TIKTOK Investimentos e Finanças.
Convite para o programa de afiliação do TikTok Pay.
Se optar pela afiliação, o usuário ganha uma comissão de até R$ 58 por compra efetivada através do seu link personalizado. O que condiz com os diversos vídeos no YouTube em que as pessoas relatam seus ganhos com o TikTok Pay.
No entanto, o discurso utilizado não explica como o aplicativo funciona e apenas divulga links, alegando que somente por eles é possível realizar a compra de maneira segura.
Não há o risco de levar ban do TikTok se você fez uso do TikTok Play, pois não há compartilhamento de registro entre os dois apps que funcionam de forma independente.
Sua conta pode ser banida se você publicar vídeos divulgando as promessas falsas do TikTok Pay no aplicativo da ByteDance, por exemplo. O caso que se classificaria como "tirar proveito da confiança dos usuários e causar danos financeiros ou pessoais", segundo as Diretrizes da Comunidade do TikTok.
Ainda de acordo com o conjunto de normas e código de conduta coletivo do app oficial, a plataforma considerará golpe:
Assim como o TikTok Pay, há vários outros aplicativos e sites não confiáveis que se tornam vias de aplicação de golpe no meio online. A advogada Lira Machado reforça que "comprar pela internet sempre será um ato que demandará confiança do consumidor. Nem sempre a empresa que se apresenta é aquela que se diz ser".
Portanto, utilize sempre sites com o símbolo de cadeado no endereço https, verifique a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui e contribua com a fiscalização fazendo denúncias e reclamações ao Procon ou através do site consumidor.gov.br .
Quando sentir que foi lesado por suposto site fraudulento, você pode registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima para instauração de investigação do crime de estelionato.