TV Box pirata incentiva assinaturas da Netflix, mostra pesquisa
Tecmundo
Sempre consideradas vilãs pelos estúdios de Hollywood e pela Netflix, as caixinhas TV Box podem ter levado, na verdade, a um aumento no consumo legal dos serviços de streaming sob demanda em plataformas como a Netflix e o YouTube. A conclusão faz parte de um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Delaware e da Carolina do Norte, nos EUA.
Para comprovar se os avanços na tecnologia de streaming – que claramente aumentam o acesso aos conteúdos – podem também facilitar a pirataria , o estudo trabalhou com dados de nível doméstico que mostram o uso da internet e da TV, comparando-os com o tempo de adoção do software Kodi, para quantificar possíveis prejuízos causados pela pirataria de mídia.
As descobertas foram surpreendentes: a adoção do software Kodi, instalado nativamente nas caixinhas TV Box, não prejudicou os provedores de vídeo over-the-top (OTT), ou seja, aquelas plataformas que distribuem seus conteúdos pela internet, nas quais os usuários assistem sob demanda.
Fonte: Kodi/Divulgação.
Para comprovar empiricamente suas hipóteses, os pesquisadores usaram dados em painel de 10.337 famílias com base em relatórios de uso da internet e TV. Essas informações apuraram registros de cobrança em um período de 16 meses – entre 2017 e 2018 – nos quais as caixas de streaming com o app Kodi foram amplamente utilizadas.
Embora não seja o proxy perfeito para comprovar pirataria , os pesquisadores o utilizaram porque o Kodi permite mensurar os hábitos de usuários antes e depois da compra. Além disso, garante o estudo, dois terços dos proprietários dessas TV boxes tinham complementos piratas instalados.
Embora os gastos em TV por assinatura caiam entre os adotantes de caixinhas com Kodi, o uso total da internet nessas residências subiu 2,88 gigabytes por dia, dos quais 0,52 gigabytes são gerados pela Netflix. Isso aumenta em 0,9% o pagamento de mensalidades entre os que usam TV Box, conclui a pesquisa