Home
Tecnologia
USB: entenda o novo sistema de nomenclatura dos cabos
Tecnologia

USB: entenda o novo sistema de nomenclatura dos cabos

publisherLogo
Tecmundo
08/10/2022 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15238580/original/open-uri20221008-18-1e02s3q?1665268739
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Desde que o padrão USB começou a fazer parte da nossa rotina, tornou-se comum confundir os padrões de cabo e suas respectivas conexões. Entretanto, a tendência é que em breve o consumidor não precisará mais se preocupar com isso. A começar com o tipo de porta, cuja USB-C se tornará padrão.

Isso porque na última terça-feira(4), o Parlamento Europeu aprovou o regulamento que determina a porta USB-C como padrão em dispositivos eletrônicos. Sendo assim, até mesmo a Apple terá que se adaptar e mudar a sua conexão padrão. 

E em relação ao tipo de velocidade, o USB-IF (USB Implementers Forum), que é o órgão responsável por organizar o padrão USB, também anunciou uma mudança nos logos que indicam a velocidade de transferência de dados e a potência de carregamento. O objetivo é simplificar a nomenclatura e auxiliar usuários.

Nova nomenclatura de cabos USB visa ajudar o consumidor na hora da compraNova nomenclatura de cabos USB visa ajudar o consumidor na hora da compra

Hoje o TecMundo te explica melhor como ficará o novo sistema e as nomenclaturas que serão utilizadas. Confira!

Antes é preciso reforçar que, mesmo se tratando de um órgão que visa organizar o padrão USB, a adoção de uma nova nomenclatura não será obrigatória para todas as empresas, pelo menos por enquanto. Sendo assim, é preciso ficar de olho nas marcas que farão uso desse novo tipo de aviso em suas respectivas embalagens. 

Dessa forma, a padronização para a potência de carregamento de 60W a 240W ficará da seguinte forma:

Padrão para demonstrar a potência do cabo USBPadrão para demonstrar a potência do cabo USB

A primeira coluna indica se o cabo é de recarga normal, ou de recarga rápida. Já a coluna da direita mostra a certificação do modelo e a potência atingida por ele, que no exemplo é de 240W para o cabo normal e 100W para o de recarga rápida. 

Já a nomenclatura para a transmissão de dados varia de 5 a  40 Gbps para cabos certificados. Ela ficará da seguinte forma:

Padrão para demonstrar a capacidade de transmissão do cabo USBPadrão para demonstrar a capacidade de transmissão do cabo USB

A primeira coluna mostra a capacidade de transmissão do modelo do cabo. Já as outras mostram como ficarão os símbolos nas embalagens e no próprio cabo, tudo para facilitar a indicação visual ao consumidor. 

E para os cabos USB-C, a nomenclatura não será diferente e seguirá o padrão adotado. Confira:

Padrão para cabos do tipo USB-CPadrão para cabos do tipo USB-C

A previsão é que os novos cabos, já com a nomenclatura atualizada, comecem a chegar ao mercado apenas em 2023. Entretanto, como dito anteriormente, as empresas não são obrigadas a adotar essa simbologia em seus produtos. 

Agora que você já conhece a nova nomenclatura, fique atento para muito em breve não comprar um cabo compatível com as suas necessidades, ou até mesmo com uma capacidade abaixo do indicado. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também