Usuários do WhatsApp denunciam spam de empresas na Índia
Tecmundo
Usuários do WhatsApp na Índia estão reclamando da quantidade de mensagens de propaganda que têm recebido de empresas pelo aplicativo. Eles acusam as companhias de transformarem o app num veículo de spam e reportam ter que bloquear diversas contas empresariais por dia.
Muitas das reclamações aparecem nas redes sociais, como nos tweets abaixo. Em alguns casos, a pessoa precisa lidar com a mesma empresa mais de uma vez, que retorna depois do bloqueio usando outro número para enviar mais spam.
Just when I thought which brand was missing on my @WhatsApp chats while trying to spam me without my giving them explicit approval to target here, here comes @ChaiPoint_cares pic.twitter.com/1Aq5vXb5pA
A Índia representa o maior mercado no mundo para o WhatsApp e, por consequência, para a Meta. São mais de 500 milhões de contas no app no país, e as políticas de monetização testadas por lá podem muito bem se refletir no resto do mundo eventualmente.
Never used @EaseMyTrip but still they went ahead with their spam message. Flipkart did the same earlier this week (bought a TV once). #Whatsapp #Spam pic.twitter.com/yaXsLG3yyw
Como o Brasil está entre os principais mercados do WhatsApp, o desenrolar do assunto acaba sendo importante. Afinal, caso sejam feitas restrições para usuários empresariais, a decisão também pode impactar o mercado brasileiro.
Para se defender das acusações dos usuários do app, representantes da Meta declararam que: "nossa regra é que as pessoas sempre precisam pedir para receber atualizações antes que uma empresa possa lhes mandar mensagem". A gigante tech também acrescenta: "nós trabalhamos constantemente com as empresas para assegurar que as mensagens ajudam e são esperadas, e temos limites no número de mensagens que elas podem mandar por dia".
A declaração da Meta entra em contradição direta com o que tem sido reportado pelos usuários do WhatsApp na Índia.