Home
Tecnologia
Usuários do WhatsApp denunciam spam de empresas na Índia
Tecnologia

Usuários do WhatsApp denunciam spam de empresas na Índia

publisherLogo
Tecmundo
13/10/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15245893/original/open-uri20221013-17-zq7po5?1665702086
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Usuários do WhatsApp na Índia estão reclamando da quantidade de mensagens de propaganda que têm recebido de empresas pelo aplicativo. Eles acusam as companhias de transformarem o app num veículo de spam e reportam ter que bloquear diversas contas empresariais por dia.

Muitas das reclamações aparecem nas redes sociais, como nos tweets abaixo. Em alguns casos, a pessoa precisa lidar com a mesma empresa mais de uma vez, que retorna depois do bloqueio usando outro número para enviar mais spam.

Just when I thought which brand was missing on my @WhatsApp chats while trying to spam me without my giving them explicit approval to target here, here comes @ChaiPoint_cares pic.twitter.com/1Aq5vXb5pA

A Índia representa o maior mercado no mundo para o WhatsApp e, por consequência, para a Meta. São mais de 500 milhões de contas no app no país, e as políticas de monetização testadas por lá podem muito bem se refletir no resto do mundo eventualmente.

Never used @EaseMyTrip but still they went ahead with their spam message. Flipkart did the same earlier this week (bought a TV once). #Whatsapp #Spam pic.twitter.com/yaXsLG3yyw

Como o Brasil está entre os principais mercados do WhatsApp, o desenrolar do assunto acaba sendo importante. Afinal, caso sejam feitas restrições para usuários empresariais, a decisão também pode impactar o mercado brasileiro.

Para se defender das acusações dos usuários do app, representantes da Meta declararam que: "nossa regra é que as pessoas sempre precisam pedir para receber atualizações antes que uma empresa possa lhes mandar mensagem". A gigante tech também acrescenta: "nós trabalhamos constantemente com as empresas para assegurar que as mensagens ajudam e são esperadas, e temos limites no número de mensagens que elas podem mandar por dia".

A declaração da Meta entra em contradição direta com o que tem sido reportado pelos usuários do WhatsApp na Índia.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também