Vale a pena assinar o plano com anúncios da Netflix?
Tecmundo
Desde que a Netflix passou a cobrar um valor extra dos usuários que compartilham senha com terceiros, os assinantes têm procurado alternativas mais acessíveis para o bolso. No Brasil, por exemplo, o streaming passou por uma queda de 3% nos usuários ativos mensais, comparado a maio do ano passado.
Lançado em novembro do ano passado no Brasil, o plano com anúncios da Netflix pode ser uma saída para aqueles que não querem abrir mão do serviço de streaming. Por R$ 18,90 mensais, a modalidade oferece catálogo com a maioria dos títulos disponíveis nos planos sem anúncios e exibe uma média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora.
O pacote foi criado como uma forma de atrair mais assinantes em uma época de crise da empresa, que vinha perdendo um número considerável de clientes. Agora, a redação do Minha Série testou o plano para te ajudar a decidir se vale ou não a pena investir no plano com anúncios. Confira os prós e contras a seguir!
Sem dúvida, o maior atrativo do plano com anúncios é o preço. Atualmente, a Netflix cobra R$ 18,90 pelo pacote, um valor bem mais acessível, considerando que os planos básico, padrão e premium saem por R$ 25,90, R$ 39,90 e R$ 55,90, respectivamente.
Em relação à qualidade do vídeo, o plano básico com propaganda oferece resolução Full HD (1080p) e permite a criação de até cinco perfis na conta, além de permitir o acesso ao serviço em duas telas simultâneas. Vale ressaltar que a qualidade do vídeo da assinatura com anúncios é maior do que a do pacote básico, com seus 720p de resolução.
Planos ofertados pela Netflix variam de R$ 18,90 a R$ 55,90
Infelizmente, o plano com anúncios não conta com o catálogo completo da Netflix. A empresa explica que a ausência de alguns filmes e séries se deve às restrições de licenciamento de cada produção.
Até mesmo alguns títulos originais da Netflix estão de fora, incluindo House of Cards e Um de Nós Está Mentindo. Entre os demais filmes e séries de fora do catálogo estão The Walking Dead, Teen Wolf, Vikings e The Bold Type.
Ainda que os conteúdos não estejam disponíveis para os usuários, eles continuam aparecendo nas listas de busca da Netflix, com um pequeno símbolo de cadeado no canto superior da capa. Quando a pessoa tenta clicar na produção, uma mensagem convidando-a a assinar outro pacote que tenha a série aparece na tela.
O streaming, no entanto, vem contornando a situação. No início, a lista de produções que ficaram de fora do catálogo contava com quase mil títulos; agora, são cerca de 100 filmes e séries ausentes.
Outro ponto importante é que no plano com anúncios, o assinante também não pode fazer o download de títulos, como nos demais pacotes oferecidos pela gigante do streaming.
Algumas produções originais da Netflix também estão de fora do catálogo com anúncios, incluindo o sucesso House of Cards (Foto: Divulgação)
Quando foi lançado, em novembro de 2022, o plano com anúncios contava com propagandas de 15 ou 30 segundos. Atualmente, porém, o streaming exibe blocos de anúncios que podem durar de 30 a 75 segundos, antes ou durante a exibição do episódio ou filme. Ao todo, podem ser veiculados até três comerciais de anunciantes.
O lado "bom" é que o streaming mostra, no cursor, em quais momentos a propaganda será exibida durante a transmissão - em um recurso parecido com o utilizado no YouTube. Assim, o usuário já sabe previamente quando a produção será interrompida (e a hora de ir ao banheiro). Falando nisso, as propagandas não podem ser puladas, mas podem ser pausadas ou até reprisadas.
Além disso, o conteúdo das propagandas varia de cliente para cliente. Ou seja, os anúncios são personalizados e escolhidos conforme as escolhas do usuário na plataforma e as informações fornecidos por ele à Netflix. A empresa ressalta que as contas Kids não exibem propagandas.
A verdade é que ninguém mais quer consumir conteúdo com a interferência de anúncios em 2023. Não há como negar que a experiência é, sim, negativamente afetada pela inserção de uma propaganda na tela.
Por outro lado, a opção é uma alternativa acessível para aqueles que estão com o orçamento mais apertado ou não pretendem gastar muito com a assinatura.
Uma dica é: se você é fã assíduo e acompanha vários títulos da vermelhinha, fazendo maratonas de horas, o plano com anúncios pode não ser uma boa opção. Nesse caso, uma conta no plano básico (R$ 25,90) pode ser uma boa saída (lembrando que a resolução é inferior aos demais). Já para as pessoas que têm contas em mais serviços de streaming e dividem igualmente o tempo entre as produções de outras plataformas, o plano mais barato da Netflix pode ser suficiente.
No fim, a resposta é óbvia: é uma questão de prioridades. Os usuários que preferem investir em uma melhor qualidade de vídeo ou, principalmente, detestam ter suas séries e filmes interrompidas por propagandas, provavelmente têm grandes chances de se decepcionar com o plano mais barato da Netflix.
Aqueles que querem continuar a assinatura do streaming, mas por um valor mais acessível, por outro lado, podem encontrar uma boa solução.