Vitrine online: entenda como funciona e o que é dropshipping
Tecmundo
O modelo de comércio online chamado dropshipping é, em resumo, ter um site de vitrine terceirizada cuja estratégia é atrair clientes para comprarem produtos de fornecedores. Custos operacionais como estoque e envio são de responsabilidade do fornecedor e não do gestor do dropshipping.
Quem já ouviu falar dos lucros da Aliexpress, do Mercado Livre e da Shopee tem uma noção de como o dropshipping pode ser lucrativo. Entenda melhor como funciona esse sistema de vendas com o TecMundo.
Dropshipping: o que é esse modelo de vendas lucrativo?
"Livre de remessa" é a tradução livre para o termo dropshipping. Mas também pode ser entendido como um modelo de negócio digital que se utiliza do estoque de terceiros para gerar lucros.
O dropshipping é uma forma de e-commerce, porém o fornecedor tem as maiores responsabilidades com as compras.Fonte: Shutterstock
O processo de ganhar comissão de vendas é mais simplificado aqui:
O cliente escolhe os produtos no site, conclui o pedido – métodos de pagamento facilitado são importantes – e o administrador do dropshipping avisa ao fornecedor para que se inicie a operação de envio dos itens até o destino final.
Quando comparado a marketplaces, uma das principais diferenças do dropshipping está no controle do estoque. No dropshipping, a solicitação do produto ao fornecedor é feita somente após o pagamento do cliente.
Além disso, preocupações como trocas, devoluções e assistências técnicas ficam por conta do fornecedor original.
Quais são os riscos do dropshipping?
Investir no dropshipping pode parecer um caminho fácil de ganhar dinheiro. Contudo, esse método de venda também tem suas desvantagens, assim como qualquer outro projeto empreendedor.
Os principais riscos são:
- Alta concorrência pode gerar baixa lucratividade: uma vez que o mercado online teve um boom durante a pandemia, necessitando de grandes volumes de venda para ganhar comissões expressivas no dropshipping;
- Dependência total dos fornecedores: é importante escolher opções que possuem um bom controle do estoque e rastreamento de produto;
- Vender itens esgotados no estoque: esse risco deriva do tópico anterior. Portanto, automatizar os processos de notificação entre fornecedor e gestor do dropshipping é fundamental para evitar experiências ruins de compra;
- Variação nas taxas de entrega: quando se trabalha com mais de um fornecedor localizado em diferentes localidades. Essa diferença de preço final pode afastar o cliente em potencial.
É crime fazer dropshipping?
Não. O dropshipping é legalizado no Brasil e, para não ter problemas com a justiça, é importante ter toda a documentação da sua atividade comercial, como CNPJ e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas de Comissária de Despachos.
É fácil fazer dropshipping?
Toda atividade empreendedora exige esforço e disciplina. O dropshipping não é uma exceção! O passo a passo para abrir um dropshipping e fazê-lo funcionar de forma lucrativa consiste em:
1. Escolher o seu nicho de mercado
Estude as dores e os hábitos do seu público-alvo. Você pode seguir para a área da tecnologia, expondo teclados e mouses gamers, ou do esportes, divulgando equipamentos fitness.
2. Buscar fornecedores de boa reputação
Use sua rede de contatos e peça indicações de fornecedores comprometidos com qualidade, prazos e políticas transparentes de relacionamento com o cliente.
3. Criar um site e ter um domínio próprio
Há várias possibilidades para ter um site atrativo: contratar um programador para desenvolvê-lo ou aproveitar os modelos prontos de plataformas como Wix.
Em relação ao registro de domínio, saiba que o custo é baixo e pago anualmente. Também será necessário escolher a hospedagem da sua vitrine online, como Alibaba, CartX, Shopify, Nuvemshop e AliDropship.
4. Registrar os produtos
Buscar ferramentas que automatizam o cadastro de produtos pode agilizar esse processo. Há fornecedores que utilizam soluções desse tipo, vale a pena escolhê-los!
5. Criar uma política de cancelamento transparente
Deixe visível em seu site a política de cancelamentos, trocas, devoluções e frete. Relacionamento com o cliente é um ponto de atenção que deve ser cuidado para se evitar futuras dores de cabeça.
6. Montar estratégia de marketing personalizada
Crie planos de divulgação para aumentar o tráfego orgânico e pago em canais como redes sociais, blog e Google Ads.
7. Monitorar o pós-venda
Confirme se o produto chegou até o cliente dentro do prazo, se a embalagem era de qualidade e se a experiência foi positiva para o seu consumidor.
Esse gerenciamento mostra se vale a pena permanecer com certo fornecedor e reforça a boa imagem do seu dropshipping.
Qual o salário de um dropshipping?
O salário de um empreendedor dropshipping depende das vendas.Fonte: Shutterstock
A renda do dropshipping depende de vários fatores, como a margem de lucro negociada com os fornecedores, investimento em ações de marketing e manutenção do site.