Você se lembra da TecToy? Relembre 8 brinquedos antigos da marca
Tecmundo
Quem viveu durante a década de 1990 certamente deve se lembrar da TecToy, especialmente por ser a distribuidora oficial da Sega no Brasil. Porém, o portfólio da empresa tinha bem mais produtos para abraçar públicos variados em busca de diversão.
Se você viveu essa fase, embarque em uma viagem pelas memórias nas linhas a seguir para relembrar alguns dos brinquedos antigos distribuídos pela empresa por aqui. Caso seja um pouco mais novo, aproveite para conhecer alguns itens que certamente fizeram parte da lista de desejos de seu pai ou sua mãe na infância.
Muito antes das armas Nerf virarem sucesso, a TecToy havia disponibilizado em nosso país um brinquedo que não demorou muito para entrar na lista de desejo de muitos meninos: a pistola Zillion.
O que fazia a pistola Zillion especial é que ela funcionava com sistema de laser, além de trazer um colete com sensor para brincadeiras em um estilo muito próximo ao visto nos antigos Laser Shots que foram febre por um tempo no Brasil.
Além de ter um alcance de até 50 metros, ela ainda permitia configurar cores no colete para formar times antes de sair correndo por uma fazenda, quintal grande ou qualquer outro espaço que pudesse se tornar palco para as brincadeiras.
Se a pistola Zillion foi bastante cobiçada por meninos, as meninas também tinham o seu objeto de desejo com o Teddy Ruxpin, um urso de pelúcia bem à frente de seu tempo.
O principal atrativo do ursinho é que ele podia falar de verdade, além de mexer os olhos, nariz e a boca para sincronizar com as falas e a história que era contada em uma fita cassete gravada. Esses eventos, inclusive, podiam ser acompanhados em um livro ilustrado bem detalhado, fazendo dele um dos itens da TecToy mais cobiçados no passado.
Ah, Pense Bem... Quem não se lembra desse fantástico brinquedo tecnológico que tinha aspectos de um computador e podia funcionar com as brincadeiras programadas na memória ou usando livros específicos de atividades?
O Pense Bem por muito tempo foi um dos produtos de maior sucesso da TecToy graças ao seu conceito de permitir realizar diversas atividades educativas (como resolução de contas e brincar de jogo da memória), além de trazer livros de atividades baseados em diversos personagens e programas que faziam sucesso na época, como Seninha, TV Colosso e muitos outros.
Aliás, o item inclusive chegou a ser relançado pela TecToy em 2017 mantendo o formato original, mas trazendo como novidade a possibilidade de funcionar ligado diretamente na tomada – o que, acredite, ajuda a economizar bastante em pilhas.
Uma primeira olhada pode não entregar muita coisa, mas essa simpática estrelinha também foi bastante desejada especialmente por crianças que tiveram a chance de ver a animação Turma da Mônica - A Estrelinha Mágica.
Este brinquedo é uma cópia fiel da estrelinha vista na animação, com direito a um dispositivo que fazia ela brilhar no escuro, sensores e sons eletrônicos para deixar a brincadeira ainda mais divertida. Quem tem uma dessa até hoje não se desfaz, ou só vende por um preço bem elevado.
Quem viveu nos anos 90 certamente deve se lembrar da febre que eram as agendas eletrônicas, permitindo fazer alguns tipos de anotações para facilitar o dia a dia. O item, evidentemente, não ficou restrito aos adultos, pois também era acessível para muitas crianças que tiveram contato com estes itens da TecToy.
Disponibilizadas em modelos com personagens da Disney e outros menos enfeitados, ela trazia um teclado similar ao visto nos computadores atualmente, além de contar com funções como senha secreta, idiomas e caricaturas para ocupar o tempo da criançada.
Não dá para negar que, para o seu tempo, o Turbo Video Driver foi um brinquedo bastante visionário por permitir ao seu dono a chance de controlar um carro por uma pista repleta de desafios e outros veículos pelo caminho.
A proposta do Turbo Video Driver era funcionar basicamente como um grande minigame, dando a chance de guiar o carro utilizando um volante, trocar de marcha no câmbio e acompanhar outras ações em um painel que simulava inclusive o ruído real de um motor para deixar a brincadeira ainda melhor.
Vamos finalizar essa relação com dois campos nos quais a TecToy conseguiu bastante autoridade: minigames e videogames. Começando pelos minigames, eles permitiam se divertir em alguns jogos clássicos lançados para Master System, como Sonic e Shinobi.
Apesar de contar com comandos mais simplificados, esses brinquedos também eram capazes de trazer uma dose de desafio para quem se arriscasse a avançar por suas fases.
Aliás, vale lembrar que os minigames da empresa não ficaram restritos apenas aos títulos de Master System, pois também tivemos a chance de ver itens do gênero para Street Fighter e Golden Axe e até versões com comandos mais simplificados, como o minimgame de corrida do Seninha.
Por fim, o grupo que certamente fez a marca TecToy ficar famosa em todo Brasil, já que por muitos anos a empresa foi o rosto oficial da Sega no Brasil.
Foi graças aos esforços da TecToy que os brasileiros tiveram a chance de ver consoles como Master System e Mega Drive distribuídos com manuais totalmente em português, e até mesmo se divertir em games traduzidos para o nosso idioma e outros que foram lançados apenas por aqui e eram febre em diversas locadoras .
Além de games inspirados em sucessos nacionais, como Turma da Mônica, Castelo Rá-Tim-Bum e TV Colosso, nosso país foi o único a ter, de maneira oficial, com uma versão de Street Fighter 2 que contava inclusive com vozes para os personagens. Por conta disso, também se tornou um item bem visado por colecionadores ao redor do globo.
E você, teve algum desses brinquedos da TecToy? Qual era o seu favorito? Compartilhe sua mensagem com os demais leitores utilizando as nossas redes sociais.