WhatsApp testa IAs com diferentes 'personalidades' para conversar
Tecmundo
O WhatsApp Beta expandiu o catálogo de chatbots disponíveis na plataforma. Em uma atualização experimental recente, a plataforma incluiu o "AI Studio", que traz diferentes "personalidades" alimentadas com inteligência artificial que interagem de diferentes formas.
O site WABetaInfo, que divulgou a novidade primeiro, compartilhou prints do recurso em ação. Nas imagens, o WhatsApp explica que o AI Studio possibilita conversas com "diferentes inteligências artificiais" de forma privada.
Dentro da ferramenta, o usuário tem acesso a uma variedade de chatbots: Meta AI , Billie, Bob the robot são alguns deles. Cada um tem uma proposta específica, como assistente virtual ou papos bem humorados.
O WABetaInfo não menciona quantas IAs estão disponíveis na plataforma, mas o print mostra pelo menos 8 diferentes personalidades. O print também revela diferentes categorias, como chatbots voltados para aprendizado ou para discutir sobre esportes.
As capturas sugerem que a Meta usará esse espaço para disponibilizar chatbots desenvolvidos por terceiros. Por enquanto, não está claro como será o processo de criar um próprio chatbot, nem mesmo se isso poderá ser feito de forma gratuita.
De toda forma, vale ressaltar que todas as conversas mantidas com os chatbots continuam privadas. Os chats continuam criptografados de ponta a ponta, mas podem ser utilizados para aperfeiçoar os modelos.
Indisponível no Brasil
Por enquanto, somente uma parcela de testadores tem acesso ao recurso, mas o acesso deve ser ampliado ao longo do tempo. A função foi encontrada na versão 2.24.15.10 do WhatsApp Beta para Android.
As ferramentas com inteligência artificial do WhatsApp não estão disponíveis no Brasil. O Meta AI, por exemplo, foi lançado em abril deste ano , mas até agora não pode ser acessado por brasileiros.
Por enquanto, não há previsão para a chegada do recurso por aqui. Da mesma forma, não se sabe quando o pacote de novidades será lançado para o público geral.