TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Windows 11 agora não deixa você salvar senhas no Bloco de Notas
Tecnologia

Windows 11 agora não deixa você salvar senhas no Bloco de Notas

publisherLogo
Tecmundo
26/09/2022 23h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15220297/original/open-uri20220926-21-15zn6tp?1664235158
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A recém chegada atualização 22H2 do Windows 11 estreou um novo recurso de segurança para quem precisa guardar as senhas de acesso a serviços digitais em algum lugar, mas faz isso em um ambiente potencialmente inseguro.

De acordo com o site Bleeping Computer, o sistema operacional da Microsoft agora impede que você salve senhas e login em documentos do Bloco de Notas ou do Word, por exemplo. 

Essa função é chamada de Enhanced Phishing Protection (Proteção Aprimorada contra Phishing) e tenta impedir você de colocar credenciais em locais suspeitos. A solução avisa o usuário sobre sites que podem ser cópias das páginas originais e já foram identificadas como tal, ou arquivos sem criptografia ou proteção, como um simples documento de texto.

O aviso de que você está salvando uma senha em um documento sem proteção.O aviso de que você está salvando uma senha em um documento sem proteção.

Na nova função, o Windows 11 detecta se você está colando uma senha para guardar em um arquivo de texto e avisa por meio de um aviso pop-up na tela que isso é perigoso. Ele também avisa se o site é considerado inseguro ou então se você já repetiu diversas vezes a mesma senha em outros serviços, algo considerado errado do ponto de vista da segurança digital.

Por enquanto, a função ainda não é ativada por padrão e funciona apenas com a senha de acesso do próprio Windows, códigos de acesso armazenados localmente ou utilizados em serviços da Azure. Para ativá-la, você deve acessar as configurações do sistema e, na aba de senhas e segurança, ativar o recurso via SmartScreen.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também