X permite que perfis bloqueados vejam seus posts e viola regras de lojas de apps

Tecmundo






Em breve, o X (antigo Twitter) permitirá que perfis bloqueados vejam seus posts. Em publicação do perfil oficial @XEng feita nesta quarta-feira (16), a plataforma explicou como o novo modelo de bloqueios vai funcionar.
"Se suas publicações são configuradas como públicas, contas que você bloqueou poderão vê-las, mas não poderão interagir [com elas] (curtir, responder, republicar, etc.)", pontuou o perfil.
Não se sabe quando a mudança vai entrar em vigor, mas o anúncio foi suficiente para receber uma enxurrada de críticas. Além disso, a nova dinâmica de bloqueios contraria exigências da Play Store e da App Store para plataformas sociais.
Atualmente, se você bloqueia uma conta no X, o perfil em questão não pode nem sequer ver suas publicações enquanto estiver logado na plataforma. Obviamente, é impossível interagir com posts.
Resolvendo um problema, criando vários outros
Contudo, segundo o X, o block também pode é utilizado para "compartilhar e esconder informações privadas ou prejudiciais sobre daqueles que foram bloqueados". Ao permitir que os posts sejam visualizados, o X supostamente evita que esse comportamento aconteça.
A solução do X, porém, cria outro problema: por vezes, o mecanismo de bloqueio permite evitar a atenção de stalkers e assediadores. Com a nova dinâmica, eles poderiam continuar observando as publicações das vítimas.
Uma vez que a novidade do X vai contra exigências de lojas de aplicativos, é possível que a ideia não saia do papel. De toda forma, mostra mais uma vez que a plataforma não sabe bem como gerenciar as próprias ferramentas.


