Xbox Series S: entenda a polêmica envolvendo o console e Baldur's Gate 3
Tecmundo
Bastante aguardado pelos fãs de RPG, Baldur's Gate 3 chegou às lojas ontem (3) para PC e chega em setembro para PS5, ficando de fora do Xbox. O motivo? Segundo os desenvolvedores, o atraso no lançamento dos consoles da Microsoft se daria por conta das limitações do popular Xbox Series S.
Calma, se você tem um Xbox Series X ou S, pode ficar tranquilo: o jogo deve chegar aos consoles da Microsoft no futuro. Mas antes disso é necessário esperar: os desenvolvedores do RPG estão trabalhando para entregar a mesma experiência de gameplay nos dois consoles — algo que parece vir sendo uma dor de cabeça e tanto.
Não é novidade que vários desenvolvedores não são fãs do console mais acessível da Microsoft. Para torná-lo mais barato e, consequentemente, alcançar um público maior, a empresa abriu mão de poder gráfico, com o Series S sendo bem menos poderoso do que o Series X e o PS5, por exemplo.
E foi justamente este corte o causador de diversas discussões nos bastidores e às vezes até mesmo em público, nas redes sociais. Muitos desenvolvedores criticam o Series S, apontando o console de entrada como o vilão da geração. Chamado até mesmo de "batata" em algumas ocasiões, a versão mais básica da linha Xbox Series estaria impedindo que jogos desta geração alcancem seus verdadeiros potenciais.
O motivo disso seria uma exigência de paridade de recursos por parte da Microsoft, que requer que todos os lançamentos funcionem igualmente no Series X e no Series S.
Uma das grandes novidades de Baldur's Gate 3 é a possibilidade de entrar e sair do modo cooperativo sem a interrupção da gameplay, permitindo que o jogo simplesmente mude para o modo de tela dividida imediatamente. Enquanto a nova funcionalidade ficou redondinha no PS5 e no Series X, o mesmo não aconteceu no Xbox Series S.
Com a exigência da Microsoft de paridade de funções, seria impossível lançar o RPG nos consoles Xbox ao mesmo tempo que nas demais plataformas. Afinal, como o Xbox Series S não é tão potente quanto seu irmão maior, a equipe da Larian Studios precisará de mais tempo para otimizar o game para o console.
Far from being exclusive, we have no exclusivity deal that prevents us from launching on Xbox. The issue is a technical hurdle. We cannot remove the split-screen feature because we are obliged to launch with feature parity, and so continue to try and make it work.
Para ter mais tempo de trabalhar em correções e adaptações que permitam ao recurso funcionar também no XSS, a Larian, produtora de BG3, afirmou ter optado por adiar o lançamento de Baldur's Gate 3 no Xbox para 2024. Assim, seu time de desenvolvimento teria mais tempo para bolar as gambiarras necessárias para fazer a tela dividida funcionar também no Series S.
Em um documento vazado recentemente , a Microsoft apontou que quase metade dos jogadores do Series S são novos no ecossistema da empresa, então obviamente o console de entrada é importantíssimo para os planos da gigante da tecnologia. Uma vez conquistado este novo público, não faz sentido tomar decisões que possam levar à perda destes novos jogadores do Xbox.
A boa notícia para os desenvolvedores é que a Microsoft parece vir buscando soluções para ajudar os estúdios a alcançar melhores resultados no console. No ano passado, a empresa revelou ter feito alterações nos kits de desenvolvimento para dar aos devs maior controle sobre a memória RAM do Xbox Series S, potencialmente permitindo a correção de possíveis gargalos.
Baldur's Gate 3 já está disponível para PC via Steam, GOG e GeForce Now, com lançamento marcado para PS5 no dia 6 de setembro deste ano. No Xbox, o jogo deve chegar somente em 2024.