Home
Tecnologia
YouTube foi plataforma de vídeo mais vista em 2023 no Brasil, diz pesquisa
Tecnologia

YouTube foi plataforma de vídeo mais vista em 2023 no Brasil, diz pesquisa

publisherLogo
Tecmundo
29/02/2024 21h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16082375/original/open-uri20240229-74-5apv8o?1709242295
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Apesar da concorrência pesada, YouTube  é o líder isolado entre as plataformas de vídeo online no Brasil em termos de audiência. O serviço do Google foi o mais visto pelo público na TV ao longo de 2023, de acordo com um levantamento da Kantar Ibope Media.

De acordo com o estudo, a plataforma é a preferida por 16,1% da parcela da audiência que sintoniza algum serviço do tipo pela televisão. Ela vence por uma larga margem rivais como Netflix (4,3%), TikTok (3,9%) e a brasileira Globoplay (0,9%) — que supera em assinantes as rivais gringas , segundo pesquisa recente.

Outros participantes da pesquisa incluem a Amazon Prime Video (0,6%), a HBO Max (0,3%) antes da mudança de nome para Max e a dupla Star+ e Disney+ (0,2% cada).

A distribuição de audiência brasileira na televisão em 2023.A distribuição de audiência brasileira na televisão em 2023.

No geral, a plataforma do Google teve no ano passado o dobro da audiência da TV paga. Apenas os canais abertos registraram um público superior ao serviço.

A primeira colocação não é uma exclusividade nacional. Dados recentes do Nielsen nos Estados Unidos também colocam o YouTube em primeiro lugar no país entre plataformas de vídeo.

O levantamento mostra que 26% dos brasileiros que contam com uma Smart TV acessam plataformas de vídeo online. A porcentagem é bem menor que os 74% que preferem — ou só têm acesso a — canais chamados "lineares", com programação fixa em termos de horário.

Desta parcela, 64,5% assiste à TV aberta, enquanto 9,8% fica com canais pagos ou por assinatura.

Vale ressaltar, entretanto, que o estudo tem algumas limitações. Ele não leva em conta o consumo de plataformas digitais em outros aparelhos, como dispositivos móveis. Nesse quesito, é provável que TikTok e Instagram (pela modalidade de vídeos na vertical Reels) estejam melhor posicionados.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também