Home
Tecnologia
Aplicativo promete mostrar para donos se gatos estão felizes
Tecnologia

Aplicativo promete mostrar para donos se gatos estão felizes

publisherLogo
Virgula
09/03/2023 19h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15457132/original/open-uri20230309-18-13zk2dd?1678388924
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Aplicativo promete mostrar para donos se gatos estão felizes (Foto: Divulgação / Tably)

Donos de gatos que adoram tirar fotos de seus amigos peludos agora têm uma nova desculpa para pegar seus fazer isso: agora, essa atitude pode realmente ajudar seu pet. Uma empresa de tecnologia de saúde animal de Calgary, Alberta, Sylvester.ai, desenvolveu um aplicativo que usa a câmera do telefone para saber se um felino está sentindo dor.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Chamado de Tably, ele analisa a posição da orelha e da cabeça do animal, estreitamento dos olhos, tensão do focinho e bigodes para detectar aflição. Um estudo de 2019 publicado na revista revisada por pares Scientific Reports descobriu que a chamada ‘escala de careta felina’, ou FGS, é uma ferramenta válida e confiável para avaliação de dor aguda em gatos.

“Isso ajuda os donos de gatos humanos a saber se seu gato está com dor ou não”, disse Miche Priest, líder de empreendimento da Sylvester.ai. “Conseguimos treinar uma máquina usando aprendizado de máquina e uma série de imagens.”

O aplicativo pode ajudar jovens veterinários, disse a Dra. Liz Ruelle, da Wild Rose Cat Clinic, em Calgary, onde os desenvolvedores treinaram o algoritmo. “Adoro trabalhar com gatos, sempre cresci com gatos”, disse ela.

Um aplicativo que aprende padrões a partir de imagens de rostos de gatos pode ser útil, mas os donos de gatos também devem olhar para todo o corpo de seus animais de estimação, informa a Reuters.

“Gatos que estão preocupados ou com medo vão segurar o rabo bem apertado e tenso para eles. Além disso, também há apenas pensar sobre o comportamento deles em termos de se eles estão comendo, bebendo, indo ao banheiro, dormindo como costumam fazer?”, , disse Alice Potter, da instituição de caridade britânica RSPCA.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também