Home
Notícias
James Cameron diz que viagens ao fundo do oceano são mais seguras que as de avião
Notícias

James Cameron diz que viagens ao fundo do oceano são mais seguras que as de avião

publisherLogo
Aventuras Na História
22/07/2023 12h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15674856/original/open-uri20230722-18-67blay?1690030795
©Reprodução/Vídeo e Divulgação OceanGate
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em entrevista ao The Guardian, James Cameron comentou o desastre recente envolvendo a implosão do submarino Titan durante uma tentativa de visitar os destroços do Titanic, localizados a 3,8 mil metros de profundidade. 

De acordo com o aclamado diretor de cinema, que dirigiu o clássico filme "Titanic" (1997), viajar até o fundo do oceano é, na verdade, "mais seguro do que pegar um elevador e mais seguro do que entrar em um avião". 

Cameron, vale mencionar, não só visitou os restos do famoso naufrágio em 33 ocasiões diferentes no passado, como também viajou para a Fossa das Marianas, que é nada menos que o ponto mais profundo da Terra.

Riscos óbvios

Para o cineasta, o problema do Titan foi que a equipe por trás dele falhou em se preparar para enfrentar "os riscos mais óbvios" que envolvem expedições marítimas, como a questão da alta pressão nas profundezas do oceano. 

Tem coisas que você pode imaginar se tornando problemas — e as óbvias são implosão e pressão — e você pode evitar ou criar processos e procedimentos para mitigá-las", apontou ele. 

A tragédia envolvendo o submarino da OceanGate também teria sido a primeira após cinco décadas de expedições marítimas bem-sucedidas. 

"Não houve fatalidades na comunidade de submersão profunda; zero. Zero fatalidades, zero incidentes em que pessoas ficaram feridas ou em que um submarino foi perdido e teve que ser recuperado pela guarda costeira em alguma grande operação de resgate. Zero em meio século", lembrou Cameron

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também