O homem que encontrou uma fortuna 'amaldiçoada' nos Estados Unidos
Aventuras Na História
Encontrar dinheiro na rua pode ser considerado sorte. Seja uma moeda ou uma nota de um valor mais alto, qualquer pessoa ficaria feliz ao se deparar com dinheiro em um local inesperado.
Quando isso acontece, a quantia geralmente não é tão elevada, mas já é o suficiente para animar o dia de quem a encontrou. Wayne Sabaj estava desempregado quando, ao acaso, descobriu uma sacola contento muito dinheiro no quintal de sua casa.
Com 51 anos, ele era carpinteiro, mas estava com uma enorme dificuldade em encontrar um emprego, uma busca que já durava dois anos. Em agosto de 2011, o homem estava colhendo brócolis de seu jardim quando se deparou com $ 150.000 escondidos.
Pode parecer loucura, mas o episódio aconteceu mesmo. Na época, a rede ABC News, Chicago Tribune, Daily Mail, Huffpost entre muitos outros jornais ao redor do mundo, noticiaram o caso que aconteceu em Johnsburg, no estado de Illinois, nos Estados Unidos.
Encontrar tamanha quantia de dinheiro já tornaria o evento notável. No entanto, ainda há uma reviravolta no caso: dois anos depois de se tornar notícia com a descoberta da sacola de dólares, Sabaj morreu devido a complicações causadas pela diabetes.
Em uma plantação de brócolis
O obituário de Sabaj diria mais tarde que ele "amava rapel, acampar, uma boa festa, cozinhar, andar de quatro rodas, jazz, fogueiras, boliche, esqui, contar histórias e pegar as pessoas desprevenidas com um boa piada."
Além disso, ele também tinha “muito orgulho” da horta que tinha no quintal de sua casa. Em um dia de 2011, o americano estava procurando brócolis que havia plantado, mas acabou descobrindo algo muito diferente.
Primeiro, ele encontrou uma mochila que guardava maços de notas de $ 20, como relatou o Daily Mail na época. Depois disso, quando o Departamento do Xerife McHenry foi avaliar o terreno, eles toparam com outro saco que, dessa vez, tinha $ 150.000.
No começo, Sabaj confessou que pensou em ficar com o dinheiro, mas repensou: “Eu fui e gastei meus últimos $ 10 em cigarros ontem, mas entreguei os $ 150.000. Não trabalho há dois anos. Sim, eu estava tipo, eu realmente poderia usar esse dinheiro”.
“Eu fui até lá, peguei, levei para a mesa de piquenique, abri e disse, ‘uau, é um monte de dinheiro’. Então entrei em casa, olhei para meu pai e disse: 'agora estamos realmente com problemas'”, disse.
Reivindicar a fortuna
Na época, o homem decidiu devolver o dinheiro que havia encontrado, mas a polícia o informou que se ninguém a reivindicasse, talvez ele pudesse ficar com a fortuna descoberta no seu quintal.
Ninguém reclamou as notas logo após o episódio ganhar repercussão, mas algum tempo depois, a vizinha de Sabaj, Dolores Johnson, disse que a fortuna era dela. Uma loja de bebidas também tentou clamar o dinheiro.
O caso da vizinha idosa tornou-se bastante curiosos quando sua filha, Diane Howe, contou que a mãe sofria com demência e “se livrou do dinheiro porque ele foi amaldiçoado”.
Amaldiçoado ou não, a verdade é que Dolores faleceu em janeiro de 2013 e, em julho, Sabaj faleceu apenas dois anos depois de ter se deparado com a fortuna.
O final da história foi definido nos tribunais: como relatou o NBC Chicago, foi definido que metade do dinheiro iria ao filho de Sabaj, Kevin Sabaj, e o restante para a filha da vizinha, Diane Howe.