Raro peixe-lua morre após ser encontrado em praia no Piauí
Aventuras Na História
Um raro peixe-lua morreu pouco após ser encontrado encalhado na Praia do Coqueiro, localizada em Luís Correia, no Piauí, na última quinta-feira, 1.
Conhecido como o maior peixe ósseo, ele costuma trafegar pelo mar a cerca de 700 metros de profundidade, sendo raro de encontrar em praias, como informa a revista Istoé.
O animal chegou a ser coletado por pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta, quando ainda estava vivo e se rebatendo lentamente.
Os exames chegaram a analisar a espécie e o colocar em uma câmara fria para tentar recuperá-lo, sem sucesso. Agora, poderá ser usado em pesquisas futuras.
Com aproximadamente 1,5 metro de comprimento, os pesquisadores acreditam que a aparição incomum tenha ocorrido por conta de uma correnteza muito forte, capaz de empurrá-lo até a praia.
Ao ser observado com vida por visitantes, um grupo se mobilizou para solicitar o apoio de autoridades especializadas.
Em entrevista ao portal G1, a bióloga Verlane Magalhães, do Instituto Tartarugas do Delta, explicou que o corpo não será descartado pela qualidade da conservação.
“Ele foi recolhido e armazenado em uma câmara fria para servir como material didático, através do Ecomuseu. Já encontramos outras vezes, mas as carcaças em decomposição nas praias”, comentou.