Poliomelite: Brasil investiga suposto 1º caso da doença desde 1989
Tecmundo
A Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa) investiga um suposto caso de poliomielite em uma criança de três anos. Se confirmada, será o primeiro caso de poliomelite no Brasil desde 1989.
Segundo o documento de Comunicação de Risco emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, o vírus foi detectado por meio da metodologia de isolamento viral em fezes.
Ainda que o resultado aponte para um possível caso de Pólio, o documento expõe outras hipóteses, como Síndrome de Guillain Barré. "O caso segue em investigação conforme o que é preconizado no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde".
A criança, que mora no município de Santo Antônio do Tauá, apresentou, em um primeiro momento, febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA). Semanas depois, a criança perdeu a força das pernas e não conseguia mais se manter em pé. Feita a coleta das fezes, o laudo com o resultado positivo foi emitido duas semanas depois.
Vale lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 8 de agosto e foi encerrada no dia 30 de setembro. Até o último dia, apenas 54,21% das crianças entre um e cinco anos foram imunizadas em todo o país.
Diversos municípios do país, no entanto, prorrogaram as campanhas de vacinação contra a poliomelite devido à baixa adesão.