Fátima Bernardes detona Eduardo Bolsonaro após ser alvo de fake news: "É crime"
Contigo!
A apresentadora Fátima Bernardes foi alvo de uma fake news na última semana e não ficou calada. No seu programa desta terça-feira (28) ela expôs o ocorrido e condenou os responsáveis por espalhar a notícias falsa. Entre eles estava o deputado Eduardo Bolsonaro.
Foi divulgada uma foto do Programa da Fátima onde a legenda da imagem tinha sido alterada.
"Vou até pedir para repetir aquela imagem. As pessoas acabam compartilhando, infelizmente até o deputado Eduardo Bolsonaro postou essa imagem. Se você olhar, a tarja tem uma cor diferente que a nossa, a fonte não é a mesma. O momento é o mesmo, mas muda completamente o contexto", explicou a apresentadora.
Em seguida ela mostrou quatro imagens, duas verdadeiras e duas falsas. Uma das verdadeiras dizia: "Motoristas de aplicativo. Eles podem ter direitos trabalhistas?". Do outro lado, a falsa falava sobre reintegrar presos na sociedade, mas isso nunca foio mencionado no programa. "A importância da 'saidinha' de final de ano. Reintegrar apenados pode ser benéfico à saúde", dizia a legenda mentirosa.
No programa, em outra legenda verdadeira, Fátima Bernardes falava sobre música: "Tô querendo saber musical. Qual clássico sertanejo tem a ver com a sua vida?". Porém, alguém alterou para uma legenda falsa, que dizia: "Cena contagiosa, vale a pena fazer festas de Natal? Especialistas alertam para aglomerações natalinas".
"A gente estava recebendo a dupla Cleber e Cauan aqui, eles cantavam e as pessoas da plateia contavam uma história relacionada àquela música", contou ela sobre o contexto da imagem verdadeira. Quando a foto falsa começou a repercutir, ela disse que foi criticada: "Ai começa que eu não iria passar o Natal com a minha família porque eu era contra a ceia e por aí vai. E a mentira vai crescendo de um jeito".
Firme e séria, ela deixou claro que fake news não é brincadeira: "Esse tipo de coisa aqui, pessoal, isso é crime. O nome disso é crime. Isso não é brincadeira, não é mentirinha, não é fofoca, o nome disso é crime e isso tem que ser punido. E a gente pode ajudar como? Não compartilhando notícia falsa. Isso confunde as pessoas, atrapalha o trabalho de pessoas sérias".
Por fim, ela afirmou ficar chateada ao ser alvo de mentiras.
"Desculpe o desabafo, mas é que não é a primeira vez. São várias vezes envolvendo o programa com notícias falsas e isso me deixa realmente muito triste. Eu sou apenas a pessoa que põe no ar um trabalho de uma equipe gigantesca, séria, responsável, e é muito triste ver o trabalho de todo mundo sendo achincalhado", finalizou.
PROMOVIDA
A jornalista Maju Coutinho foi novamente "promovida" e deve se tornar a nova apresentadora das transmissões dos desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro.
Segundo informações do colunista Ancelmo Góis, do 'O Globo', ela deve ocupar o posto já a partir da próxima data do evento, fevereiro de 2022.