Round 6: fenômeno da Netflix vira tema de golpes online
Tecmundo
A empresa de segurança Avast descobriu uma série de cibercrimes recentes que surfam na popularidade de Round 6 (ou Squid Game), série sul-coreana que virou o maior fenômeno da história da Netflix.
Segundo o relatório, tentativas de golpes envolvendo o contexto da série ou elementos da trama usam vários tipos de isca para atrair vítimas. As tentativas são tão elaboradas que até saem do ambiente online e partem para o mundo real.
Aplicativos nocivos para dispositivos móveis, como supostas coletâneas de papel de parede para Android , já foram descobertos e removidos da Google Play Store. Além das imagens, os programas incluíam também mecanismos espiões, adwares e até registravam o usuário em um serviço pago de SMS sem autorização.
Versões do cartão da série foram encontradas nas ruas da Espanha.
Transmissões gratuitas da série, que é exclusiva do streaming da Netflix, também foram identificadas como golpes em potencial. Na Espanha, o caso foi ainda mais longe: criminosos passaram a espalhar os tradicionais cartões de visita da série pelas ruas, mas incluindo um QR Code que poderia levar o usuário a visitar sites maliciosos.
Para a empresa de segurança, as dicas tradicionais de proteção digital, como utilizar mecanismos de proteção nos dispositivos e não baixar anexos ou acessar links suspeitos, são as principais formas de evitar esse tipo de golpe.