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TV Corporativa: 6 mitos sobre o canal de comunicação interna
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TV Corporativa: 6 mitos sobre o canal de comunicação interna

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27/03/2024 17h00
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De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), para 55% das empresas, transmitir as informações aos públicos operacionais é o segundo maior desafio referente à comunicação interna dentro das organizações. Diante desse cenário, a TV Corporativa pode ser uma grande aliada para melhorar o alcance das informações. Quando colocadas em lugares estratégicos, é possível atingir os colaboradores de forma assertiva.

“A TV Corporativa é um instrumento poderoso na distribuição de informação aos colaboradores, mas não adianta achar que basta instalar as televisões e esquecê-las. É necessário que haja um gerenciamento constante dos conteúdos que serão passados na ferramenta para que as informações alcancem os funcionários de maneira efetiva”, destaca Eric Gavazzi Vazzoler, gerente de marketing da Progic, empresa especializada em TV Corporativa.

Mesmo sendo um meio de comunicação eficaz e popular há alguns anos, ainda circulam mitos relacionados ao uso da TV Corporativa. Isso ocorre devido às experiências ruins de mercado ou pela falta de informação, fazendo com que muitas pessoas tenham uma primeira impressão injusta desse canal.

Diante desse cenário, o gerente de marketing da Progic listou seis mitos mais comuns. Veja a seguir:

1. TV Corporativa dá muito trabalho

Em um primeiro momento, a programação para a TV Corporativa parece exigir a criação de muitos conteúdos e que isso pode demandar tempo. Porém, atualmente, há ferramentas e funcionalidades que facilitam a construção desses avisos personalizados, otimizando a atualização do sistema e permitindo que as informações das telas sejam espalhadas por diversas unidades de forma rápida e constante.

2. TV Corporativa é apenas para decorar o ambiente

A TV também é vista como uma ferramenta que serve apenas como decoração nos espaços comerciais, porém, quando é feita uma análise dos ambientes das empresas, é possível perceber onde há maior movimentação de pessoas, como bebedouros, refeitórios, corredores e sala de espera, dependendo da infraestrutura da organização. Desse modo, é possível aplicar a tecnologia gerando audiência no canal e impedindo que as telas sejam apenas um enfeite.

3. Trata-se de um canal de mão única

A TV Corporativa não é um canal de mão única, visto que por meio dela é possível solicitar a participação dos colaboradores em pesquisas internas ou em atualizações de informações, promover ações de gamificação, entre outras operações. Além disso, é viável a contribuição de agentes comunicadores, líderes e demais funcionários na construção da programação e inserção de informações.

4. É para determinados segmentos

É comum a ideia de que essa ferramenta serve apenas para determinados segmentos, principalmente para aqueles que têm um ambiente de trabalho mais amplo. Porém, esse canal ajuda a compartilhar os avisos tanto em ambientes fabris quanto em escritórios e empresas de outros setores.

5. TV Corporativa não engaja

Esse é um dos maiores mitos relacionados à TV Corporativa, visto que um dos maiores benefícios é o aumento do engajamento. Isso ocorre por conta da divulgação dinâmica e atrativa de elementos culturais, metas e objetivos da empresa, favorecendo o engajamento do colaborador com a empresa.

6. TV Corporativa não é segura

Existem diversas medidas que podem ser seguidas para garantir a segurança de um canal de TV, como o uso de equipamentos profissionais, que foram feitos para funcionar de forma autônoma, com memória de sistema operacional read-only, ou seja, imutáveis, e que não têm portas de entrada de controle, como USB para mouse e teclado. Além disso, utilizar uma rede exclusiva de internet para a conexão. Esses procedimentos dificultam a invasão dos dispositivos por partes dos crackers.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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