Deputados aprovam convocação de general Heleno para falar sobre 7 de setembro
Aventuras Na História
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 23, a convocação de Augusto Heleno, o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), para questioná-lo sobre suspeitas de ataques no dia 7 de Setembro.
Agora, o general deve comparecer obrigatoriamente à Câmara. Caso não compareça ao local, poderá ser enquadrado no crime de responsabilidade, conforme informou o portal de notícias UOL.
Ministro era 'convidado'
Ontem, quando ainda era apenas convidado a explicar uma suposta interferência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em uma investigação de Jair Renan, Heleno não compareceu à Câmara. Na ocasião, o ministro alegou estar sofrendo de uma sinusite e que segue sob acompanhamento médico.
A maioria do parlamento, contrariando o vice-líder do governo, deputado Sanderson (PL-RS), foi a favor da convocação. De acordo com a fonte, agora cabe aos parlamentares definir uma nova data para a audiência.
Após o general, também o ministro Paulo Guedes será convidado para esclarecer a nomeação de sua irmã, Elizabeth Guedes, para o Conselho Nacional de Educação, em audiência marcada para o dia 30 deste mês.