Apple anuncia chip M3 com grandes avanços em GPU e MacBook Pro com nova cor
Tecmundo
A Apple escolheu a noite desta segunda-feira (30) para anunciar a sua nova linha de processadores proprietários. A linha M3, terceira geração dos chips da empresa, possui até 92 bilhões de transistores e promete grandes avanços em CPU e GPU, sendo construída na litografia de 3 nanômetros. Acompanhando a nova geração, a empresa também revelou o novo MacBook Pro.
Com um tom levemente sombrio por causa da data, a empresa não fez mistério e apresentou, logo de cara, as principais novidades. A nova linha conta com três novos chips: M3, M3 Pro e M3 Max.
Tim Cook, CEO da Apple, ressaltou logo no início da apresentação que os novos chips proprietários da empresa reformularam a forma como a Apple desenvolve os seus computadores.
Essas são as principais características dos novos processadores:
M3: até 8 núcleos de CPU e até 10 núcleos de GPU, com até 24 GB de memória unificada;
M3 Pro: até 12 núcleos de CPU e até 18 núcleos de GPU, com até 36 GB de memória unificada;
M3 Max: até 16 núcleos de CPU e até 40 núcleos de GPU, com até 128 GB de memória unificada.
O novo MacBook Pro traz a cor Space Black para a linha de computadores da Apple.
Já o novo MacBook Pro, por sua vez, manteve o mesmo design do último modelo. Mas a Apple apresentou a nova cor Space Black. O tom mais escuro tem uma outra novidade: segundo a empresa, ele reduz as marcas de dedo.
O novo MacBook Pro chega nos tamanhos de 14" e 16" com tela Liquid Retina XDR. A Apple promete autonomia de bateria de até 22 horas. Para efeito de comparação, a Apple ressalta que ele é até 60% mais rápido que o último MacBook Pro com chip M1. Em softwares como o Final Cut Pro, segundo a empresa, ele é 7,4x mais rápido que o MacBook Pro com o processador Intel Core i7, até 3,7x mais rápido no Xcode e tem desempenho até 3,5x melhor com planilhas no Excel — tudo comparando com o mesmo processador.
A companhia também afirma que o novo notebook é mais rápido também em aplicativos de edição de imagem, na comparação com o último dos seus modelos com o Core i7 e também com o M1 Pro, por exemplo. No Brasil, estes são os preços dos novos dispositivos:
Caso o consumidor opte pela versão mais parruda do computador — com 16", chip M3 Max (de 16 núcleos na CPU e 40 núcleos de GPU), 128 GB de memória unificada e 8 TB de SSD —, será preciso desembolsar R$ 75.999.
*Esta é uma matéria em desenvolvimento e será atualizada com novas informações.