Conheça o significado de Luca, nome do filho recém-nascido de Claudia Raia
Anamaria
Nasceu! Claudia Raia deu à luz a Luca na noite do último sábado (11). Mas você sabe qual o significado do nome do filho recém-nascido da atriz? AnaMaria Digital te conta!
De acordo com o ‘Dicionário de nomes próprios’, Luca tem relação com “luz”. Isso se deve à origem grega do nome, loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia” ou “lucano”. Loukanos ainda teria sua origem em lyke, luk e luc, que significa “luz”. Por isso, o nome ainda pode significar “luminoso” ou “brilhante”.
Além disso, Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas - um dos apóstolos de Jesus. Tanto que a variante europeia pode significar “o habitante da Lucânia", uma região da Itália. Luca também é o nome de uma comuna italiana, localizada na Toscana.
No Brasil, Luca ainda é comum como sobrenome, por exemplo “De Luca” ou “Di Luca”. Apesar do nome ser predominantemente masculino aqui, em países do leste europeu, como a Hungria e a Croácia, Luca é também um nome feminino.
NASCIMENTO
Claudia Raia anunciou o nascimento de seu terceiro filho, Luca, na noite do último sábado (11)! O menino é o primeiro filho da atriz com Jarbas Homem de Mello, que surpreendeu ao anunciar que estava grávida em setembro de 2022, na época com 55 anos. Além do recém-nascido, a atriz é mãe de Enzo Celulari e Sophia Raia, frutos de seu casamento com Edson Celulari.
A informação foi divulgada através de suas redes sociais e o casal se mostrou feliz com o nascimento do herdeiro. "Luca chegou iluminando a noite de sábado! Ele chegou por aqui no dia 11 de fevereiro, já reivindicando seu espaço. Nós demos passagem. O mundo, desde então, tem um novo colorido para nossa família. Estamos transbordando de felicidade e amor! Bem-vindo, Luca!", escreveu. Veja!
A GRAVIDEZ
Antes de engravidar, Claudia Raia passou pela FIV (fertilização in vitro), mas acabou não dando certo. Após parar o tratamento hormonal, sua médica informou que ela tinha voltado a ovular e, por isso, acabou engravidando naturalmente do marido.
Em entrevista ao 'Fantástico', ela revelou que já tinha perdido as esperanças de engravidar. "Juro que não [tive esperança], porque eu achei o que a gente sempre pensa: 'Meu óvulo de 55 anos já não serve para muita coisa'. Tinha desistido, fui viajar com os meus filhos, pulei no mar, peguei bolsa pesada, subi ladeira, desci ladeira, malhei, fiz aula, pintei o cabelo", contou à Renata Ceribelli na época
Ainda vale ressaltar que, durante a gestação, a artista usou de sua visibilidade para entrar na discussão de etarismo e invalidação de mulheres com mais idade. “Essa gravidez é fruto de um corpo que, por um acaso, tinha resquício de fertilidade, da vontade de Deus e mais tantas coisas que podem estar acopladas a isso. Ela veio reforçar tudo o que eu já dizia nas minhas redes sociais para as mulheres de 50 mais. É muito mais do que quebrar preconceitos, é sobre fazer planos a longo prazo”, afirmou.