No 'Fantástico', Luísa Sonza é questionada sobre denúncia de racismo e quase abandona entrevista
Anamaria
Não gostou! Em entrevista para o 'Fantástico', Luísa Sonzanão gostou ao ser questionada sobre acusação de racismo feita em 2018. Acontece que na última quarta-feira (11), durante a gravação do bate-papo, a pergunta de Poliana Abritta sobre o episódio causou mal-estar na TV Globo.
Segundo o F5 da Folha de São Paulo, a cantora não chegou a abandonar a entrevista, mas ficou visivelmente incomodada e disse que não queria falar sobre o assunto de novo.
Ainda de acordo com o portal, a conversa entre as duas chegou a ser paralisada a pedido da artista, que faria um show para os funcionários da Globo e influenciadores em seguida. Ela ameaçou ir embora, mas foi estimulada a desistir da ideia.
RELEMBRE O CASO
Entrevistada pela apresentadora do dominical, Luísa recusou-se a falar sobre o caso da advogada Isabel Macedo, que a acusou de racismo, em 2018. Com isso, o bate-papo ganhou um clima tenso.
Vale lembrar que o processo correu no Tribunal de Justiça do Rio e foi mantido em sigilo judicial até 2020. Tudo aconteceu quando a advogada Isabel Macedo de Jesus estava celebrando seu aniversário em Fernando de Noronha, onde Luísa estava escalada para se apresentar.
Na pousada em que estava hospedada, foi até o banheiro e passou pela cantora. Segundo a vítima, a loira a teria tocado e pedido um copo d'água, confundindo a hóspede por uma funcionária. Isabel garantiu ter se sentido humilhada pela fala, e não obteve apoio da gerência da pousada. A pousada também virou ré em outro processo.
Em agosto deste ano a ação foi finalizada e elas chegaram a um acordo judicial. O valor combinado não foi divulgado. Segundo os defensores de Isabel, a quantia conciliada contemplou os desejos da autora do processo.
A cantora negou as acusações em 2020, mas se retratou posteriormente afirmando que "só de a gente [pessoas brancas] existir, a gente reproduz o racismo, porque a gente está numa estrutura racista em que nossos privilégios independem da nossa vontade individual".
A ação foi arquivada em 16 de agosto, mas foi exposta pelo portal no mesmo dia em que Luísa Sonza e Chico Moedas anunciaram seu término para o público.
A ENTREVISTA
Após a pausa, conforme publicou o F5, a cantora concluiu a gravação, em tom bem menos descontraído, e cumpriu a agenda. A entrevista está prevista para ser exibida na última semana de outubro, cumprindo o cronograma do programa. Mas, não se sabe se, na edição, o programa vai cortar a pergunta de Poliana ou se ela será mantida.
Procurada pelo F5, a TV Globo informou que Luísa Sonza não abandonou a gravação e que ela cumpriu a agenda prevista. A emissora também disse que a cantora não se negou a responder a qualquer pergunta.
Também procurada pela editoria da Folha de São Paulo desde a última quarta-feira (11) por e-mail e telefone, através de mensagens de WhatsApp, a assessoria da artista não respondeu aos pedidos de posicionamento até o momento da publicação desta matéria.