A história de Crystal, a macaquinha mais famosa de Hollywood
Aventuras Na História
Um dos filmes que mais se destacou no Oscar do ano passado foi o thriller 'Anatomia de uma Queda', dirigido por Justine Triet, que acompanha uma intensa investigação sobre um suposto caso de homicídio. E, um dos membros do elenco que mais se destaca, curiosamente, é o cão da raça border collie Messi, considerado como responsável pela "melhor atuação animal do ano".
Por mais que pareça redundante pensar na possibilidade de uma "melhor atuação animal", isso, na verdade, é possível quando se trata da sétima arte. Ao longo da história do cinema, já tivemos cães, porcos, golfinhos, orcas... Animais de todos os tipos já estrelaram uma série de filmes. Mas poucos ficaram tão populares quanto Crystal.
+ Estrela de cinema: conheça Leo, o leão mais famoso de Hollywood
Uma fêmea de macaco-prego, Crystal nasceu em maio de 1994 e foi adquirida e treinada pela Birds & Animals Unlimited, a maior fornecedora de animais de Hollywood.
Sua carreira como atriz começou ainda quando era filhote, estrelando em 'George, o Rei da Floresta' (1997), mas hoje já conta com uma filmografia mais extensa que muitos atores.
Carreira
Ao longo de sua carreira, Crystal participou de dezenas de filmes. Foi ela quem deu vida ao macaco Dexter na franquia 'Uma Noite no Museu', ao macaco traficante de drogas em 'Se Beber, Não Case! Parte II' (2011).
Ela também atuou na comédia 'Dr. Dolittle 2' (2001), nas sitcoms 'The Big Bang Theory' e 'Community', nos longas 'Garfield - o filme' (2004), 'O Zelador Animal' (2011) e 'Compramos um Zoológico' (2011).
Em 2019, ela apareceu como segurança no filme indiano 'Total Dhamaal', e seu último trabalho nas telonas foi como o macaco de estimação Bennie em 'The Fabelmans' (2022), filme semi-autobiográfico e mais recente trabalho de Steven Spielberg. Ao todo, ela já participou de mais de 30 filmes e séries.
Veterana de Hollywood
Atualmente, conforme repercute a CNN Brasil, Crystal tem 30 anos e vive com o seu treinador, Tom Gunderson, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela dorme oito horas por dia, e divide a cama com Gunderson, sua esposa e outros animais da casa — convivendo com cães, cavalos, um gato e outra fêmea de macaco-prego, Squirt.
No ano passado, ela esteve envolvida em seu mais recente trabalho, na série 'Bad Monkey', da Apple TV+, uma comédia e drama policial baseada no romance de 2013 de mesmo nome, escrito por Carl Hiaasen. Ela dá vida a Driggs, macaco de estimação de Neville Stafford, um jovem pescador das Bahamas interpretado por Ronald Peet.