A Queda da Casa de Usher: Veja referências a Edgar Allan Poe nos episódios
Aventuras Na História
Para o mês em que celebramos o Halloween, a plataforma de streaming Netflix lançou uma série marcada por suspense, intrigas e reviravoltas. Em 'A Queda da Casa de Usher', os assinantes da plataforma de streaming conferem uma produção que parece uma mistura de Succession, sucesso da HBO, e Edgar Allan Poe.
Na série original da Netflix, conhecemos "os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher, que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude", explica a sinopse.
Embora baseada em um conto de Edgar Allan Poe, mestre do terror, a série apresenta diferenças da história original. A adaptação de Mike Flanagan, na realidade, apresenta inúmeras referências a outras obras do escritor. Pensando nisso, separamos todas as referências que você pode ter perdido nos episódios.
1. Episódio 1
No começo da série, os espectadores já encontram uma referência a Poe logo na abertura do episódio. O título do episódio 'Meia-noite que apavora' é, na verdade, uma referência a abertura do poema 'O Corvo', lançado em 1845. "Era uma vez uma meia-noite triste...", explica o Tudum, site da Netflix.
Outra referência curiosa logo no episódio de abertura da série é o nome da empresa da família Usher. Fortunato Pharmaceuticals foi inspirado no poema 'O Barril de Amontillado', de 1846.
Já Eliza, nome da mãe do personagem Roderick, é uma referência ao nome da mãe de Edgar Allan Poe. Já a inspiração para a personagem ter sido enterrada viva vem do poema 'The Premature Burial', de 1844.
Você também pode não ter percebido que os testes que a personagem Victorine realiza em chimpanzés é inspirado em 'Os Assassinatos da Rua Morgue', de 1841. Enquanto isso, os artefatos egípcios de Madeline podem ser interpretados como referências ao conto 'Pequena Conversa com uma Múmia'.
Episódio 2
Sem dúvidas, uma das mortes mais chocantes da série, é a de Prospero, filho caçula de Roderick. As mortes agonizantes dos convidados durante uma orgia é inspirada no conto 'The Masque of the Red Death', de 1964.
Já o nome do personagem Toby, ajudante de Camille, e o diálogo “Toby Dammit” compreendem referências a história “Never Bet the Devil Your Head”, de 1841. No conto, o nome do personagem é Toby Dammit.
Além disso, o nome do químico Metzer compreende uma abreviação de 'Metzengerstein: A Tale in Imitation of the German', conto de 1832. Ao mesmo tempo, o episódio mostra a companhia Landor Pharma, que tem nome inspirado em 'Landor’s Cottage', livro de Poe lançado em 1849.
Episódio 3
No terceiro episódio, a trágica morte de Camille por um chimpanzé é baseada em “Os Assassinatos na Rua Morgue”, conto publicado em 1841. Além disso, o episódio também mostra Roderick recitando o poema “Annabel Lee”, de 1849, num diálogo.
Episódio 4
O episódio, que marca a perseguição de Napoleão com um gato preto, é baseado no conto 'O Gato Preto', lançado em 1843. Já o nome do Dr. Brevet é inspirado num personagem do conto e sátira 'The Man That Was Used Up', de 1839.
Episódio 5
No quinto episódio, a morte de Victorine por esfaqueamento tem como inspiração o conto 'The Tell-Tale Heart', de 1843. Já as palavras ditas no funeral foram compostas por versos do poema 'Espíritos dos Mortos', de Poe.
Episódio 6
Os temidos olhos de safira, mostrados no episódio, são inspirados em 'Pequena Conversa com uma Múmia'. Além disso, a história do personagem Arthur Pym tem como inspiração 'The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket', livro lançado por Edgar em 1838.
Além disso, a saga e a perturbadora morte de Tamerlane tem como inspiração direta 'William Wilson', uma historieta de Edgar Allan Poe, publicada em 1839. Ainda sobre a personagem, o nome e o logotipo de sua companhia, a Goldbug, são baseadas na história 'The Gold-Bug', de 1843.
Episódio 7
No penúltimo episódio, uma referência curiosa compreende a morte de Frederick. O momento em que a lâmina balança sobre seu corpo tem como inspiração 'The Pit and the Pendulum', de 1842. Ainda sobre o personagem, o ato dele arrancar os dentes da esposa é baseado em 'Berenice', pequeno conto lançado em 1835.
Ao mesmo tempo, o poema que a personagem Verna recita para Madeleine durante o tenso encontro é 'A cidade no mar', de 1845.
Episódio 8
No último episódio de 'A Queda da Casa de Usher', o momento em que o executivo Rufus Griswold é emparedado tem como inspiração o poema 'O Barril de Amontillado', de 1846. Já o momento em que Roderick se depara com um corvo após a morte da personagem Lenore é baseada em 'O Corvo', trabalho mais famoso do escritor.
A mumificação de Madeline e a ruína dos irmãos, que morrem após a casa desabar, são inspiradas em 'Pequena Conversa com uma Múmia' e 'A Queda da Casa de Usher'.