Home
Entretenimento
Ainda Estou Aqui: Entenda a importância do filme para os netos de Eunice Paiva
Entretenimento

Ainda Estou Aqui: Entenda a importância do filme para os netos de Eunice Paiva

publisherLogo
Aventuras Na História
24/01/2025 15h46
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16447719/original/open-uri20250124-18-15aqhp4?1737733921
©Divulgação e arquivo pessoal
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" conquistou uma indicação à cobiçada categoria de Melhor Filme no Oscar 2025. Este marco representa a primeira vez que uma produção nacional compete pela estatueta de Melhor Filme na história da premiação.

A obra, dirigida por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres, também obteve duas outras indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. 

A cerimônia do Oscar 2025 está programada para ocorrer no dia 2 de março, em Los Angeles, com apresentação do comediante Conan O'Brien.

Feito histórico

Fernanda Torres busca um feito histórico ao concorrer ao prêmio 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada por sua atuação em "Central do Brasil" (1998), também sob a direção de Walter Salles. Essa foi a última vez que um artista brasileiro esteve presente nas categorias de atuação da premiação.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" narra a transformação da protagonista, uma dona de casa dos anos 1970 e mãe de cinco filhos, em uma das mais influentes ativistas dos Direitos Humanos do Brasil. A mudança ocorre após o desaparecimento seguido de assassinato do marido da personagem, o ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar.

Ao celebrar as indicações do longa-metragem na mais importante cerimônia de cinema dos Estados Unidos, Vera Paiva, filha de Eunice, revelou um fato marcante sobre o longa-metragem: a importância para os netos da protagonista da vida real. 

A importância

Em entrevista ao Globo News, a filha do ex-deputado Rubens Paiva afirmou que a cena da morte do cachorro da família, o Pimpão, é marcante para a família. 

"É muito forte, para todos nós, para os netos em particular. Para os netos é muito forte ver o avô, porque a maior parte deles, não os filhos do Marcelo, conheceram a minha mãe, os meus filhos, por exemplo. Eles têm bem a lembrança dela, mas para os netos [o filme possibilitou] conhecer a vovó e o vovô", destacou Vera.

Ela também disse que foi importante para os seus filhos verem o ator Selton Mello na pele de Rubens Paiva. 

"Foi [como] conhecer o avô, eles só ouviram falar. Então, eles perguntavam: 'Era assim mesmo?" (...) Eles ficaram emocionados de ver o avô. A gente chora em cenas diferentes, mas é unânime a cena do enterro do cachorro", enfatizou ela. 

O filme "Ainda Estou Aqui", um dos mais elogiados do ano, pode ser assistido nos cinemas ao redor do Brasil. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também