Home
Entretenimento
Amiga grávida da Barbie já foi removida das prateleiras após polêmica
Entretenimento

Amiga grávida da Barbie já foi removida das prateleiras após polêmica

publisherLogo
Aventuras Na História
10/06/2023 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15598289/original/open-uri20230610-18-q7jvyg?1686409582
©Reprodução/Vídeo/YouTube / Reprodução/Twitter
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A partir do dia 20 de julho, finalmente todos poderão assistir nos cinemas o filme 'Barbie', dirigido por Greta Gerwig. E mesmo que alguns não saibam o porquê de o longa ser tão aguardado, fato indiscutível é que muita gente sequer imagina o que esperar da obra, que parece ser, no mínimo, alucinante.

Em seu elenco, a atriz principal a dar vida à boneca mais famosa da história é Margot Robbie — embora outras atrizes, como Emma Mackey, também sejam creditadas por interpretar outras versões —, enquanto Ken fica sob os cuidados de Ryan Gosling.

"A jovem Barbie (Margot Robbie) vive no mundo perfeito das bonecas, chamado Barbielândia, onde todo dia é incrível. No entanto, quando ela entra em uma crise existencial, acaba sendo exilada devido às suas imperfeições. Agora ela precisa partir em uma aventura complexa no mundo real dos humanos para aprender uma importante lição sobre a vida e o que realmente importa", descreve a sinopse. Confira o trailer:

Embora não seja possível saber muito o que se esperar da história, sabe-se que o filme contará com uma grande variedade de atores, atrizes, e até mesmo personagens que não são Barbies e Kens. E em meio aos personagens revelados, uma que chamou bastante atenção foi Midge, a amiga grávida da Barbie que será interpretada por Emerald Fennell.

No entanto, mesmo alguns grandes fãs da Barbie sequer conhecem a boneca Midge — de fato, uma das menos populares deste universo —, ou mesmo parte de sua história. 

Imagem de divulgação do elenco de 'Barbie' (2023) da personagem Midge, interpretada por Emerald Fennell
Imagem de divulgação do elenco de 'Barbie' (2023) da personagem Midge, interpretada por Emerald Fennell / Crédito: Reprodução/Twitter

 

Não era a garota dos sonhos

Midge e seu namorado, Allan, são bonecos bem menos conhecidos do universo da Barbie, mas também dois dos mais antigos. A ruiva foi apresentada pela primeira vez em 1963, com a ideia de que Barbie finalmente tivesse uma amiga — assim como Allan, lançado um ano depois, seria para Ken.

Midge não era a garota dos sonhos. Barbie era a garota dos sonhos. Midge era a companheira feia que poderia ter cometido um erro", afirmou M.G. Lord, autor de 'Barbie Forever: A Biografia Não Autorizada de uma Boneca Real', em entrevista ao Buzzfeed News. "Aquiles e Patroclus, Lucy e Ethel, Barbie e Midge", completa.

Conforme Lord descreve Midge ao Buzzfeed News, a boneca era ruiva, com sardas e tinha "olhos estranhos e esbugalhados que olhavam para a frente", em oposição ao que Barbie era na época, com todos os traços "sedutores". Porém, os dias de glória de Midge duraram pouco.

Boneca polêmica

Conforme apontado pela avaliadora de antiguidades e colecionáveis ​​Lori Verderame ao portal, como a popularidade de Midge foi baixa com o público, a Mattel — empresa responsável por todas as bonecas do universo Barbie — descontinuou a boneca poucos anos depois de seu lançamento, em 1967, substituindo-a por PJ, outra personagem mais parecida com a própria Barbie, com tranças loiras e grossas.

Mas seu desaparecimento não seria eterno. No final da década de 1980, ela retornou às prateleiras como parte do conjunto 'California Dream Barbie', no entanto, mais uma vez, apenas de maneira temporária.

Foi então no fim da década de 1990 que a boneca voltou a chamar bastante atenção, mas não de uma maneira que agradasse a todos. Em sua terceira estreia, Midge, projetada para ser uma jovem adulta, havia casado-se com Allan, tinha um filho de 3 anos chamado Ryan, e ainda estava grávida de mais uma criança.

"Ela se casou com Allan Sherwood em 1991. Então, sob os padrões normais, ela poderia ter um bebê", disse Carol Spencer, que foi designer da Mattel por 35 anos. "Barbie nunca pode ter um bebê, e ela está destinada a nunca se casar porque isso acabaria com a situação de brincadeira."

E de fato, para livrar Barbie de ter um bebê, a inventora da boneca, Ruth Handler, atribuiu a responsabilidade da maternidade a Midge. Por isso, a versão noventista contava, ainda, com uma barriga de grávida removível presa por um ímã que, quando destacada, revelava um bebê.

Porém, esse conjunto do qual Midge fazia parte, o 'Happy Family', não agradou a todos os consumidores, recebendo forte reação negativa dos pais. De acordo com a Associated Press, a parcela mais conservadora dos clientes do Walmart iniciou uma campanha para removê-la das prateleiras, sob o argumento de que ela promovia a gravidez na adolescência.

Boneca Midge da coleção 'Happy Family'
Boneca Midge da coleção 'Happy Family' / Crédito: Divulgação/Doll Collector

 

Além disso, conforme descrito pelo Buzzfeed News, algumas versões de Midge sequer revelavam o sexo do bebê, para que isso fosse uma surpresa inclusive para as crianças. Porém, depois de tantas reclamações, o Walmart retirou a boneca das prateleiras em 2002.

Mas mais uma vez, o sumiço não seria para sempre. Em 2013, ela fez outro retorno às prateleiras e estoques da Mattel, mas não mais mãe ou grávida. Em vez disso, ela foi vendida como sua própria personagem na série animada 'Barbie: Life in the Dreamhouse' (2012 - 2015).

Porém, a tentativa falhou mais uma vez, e Midge foi deixada de escanteio pela loira. Foi em março deste ano que a Mattel decidiu trazê-la de volta, em seu 60º aniversário, agora usando um maiô amarelo e laranja de duas peças, lembrando bastante seu visual original de praia.

Agora, cria-se grande expectativa para saber do papel de Midge em 'Barbie', de Greta Gerwig. Sabe-se que ela será representada grávida, então talvez parte da história da boneca seja mencionada. De qualquer maneira, Midge conquistou seu lugar no filme, e quem sabe o longa não marque um novo retorno para sua história.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também