Cachorros salsicha eram usados durante batalhas no Coliseu?
Aventuras Na História
Neste mês de novembro, chega aos cinemas o mais novo e eletrizante filme dirigido por Ridley Scott, 'Gladiador 2', que dá continuação ao seu clássico filme do ano 2000 e, por suas décadas, deixou fãs aguardando por uma sequência. O filme nos transporta diretamente ao Império Romano governado por Caracala e Geta, e acompanhamos outra narrativa de vingança ambientada neste período histórico.
"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro", informa o material promocional de 'Gladiador 2'. "Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo".
Uma razão para tamanha expectativa sobre o filme está no elenco repleto de estrelas em destaque, incluindo Paul Mescal como o protagonista, Lucius, Pedro Pascal como o principal antagonista, Marcus Acacius, além de Denzel Washington, Joseph Quinn e Fred Hechinger.
Além do elenco estrelado e das mais de duas décadas de espera pela continuação, outro fator que deixou as expectativas com o lançamento lá em cima foram as cenas eletrizantes que o trailer mostra, com direito a um Coliseu repleto de água para simulação de batalhas marítimas e até à presença de animais exóticos, que poderiam ser verdadeiras ameaças aos guerreiros de espada, e puro entretenimento no "pão e circo" dos romanos.
Porém, uma criatura bastante peculiar e que poucos imaginariam nas arenas de batalha romanas, mas que hoje sabemos que esteve por lá graças a uma série de achados arqueológicos, são cachorros. E de uma raça específica: os pequenos e dóceis salsichas. Entenda!
+ Gladiador 2: 5 coisas que você precisa saber antes de assistir ao filme
O Coliseu
Embora o Coliseu seja o principal cartão-postal de Roma e, embora devastado pelo tempo, nunca tenha ficado perdido, dentro dele até hoje há uma importante zona de estudos arqueológicos que segue nos fornecendo novas descobertas relacionadas aos antigos romanos.
Por baixo da estrutura, mais especificamente durante escavações nos esgotos do anfiteatro mais famoso do mundo, conforme repercute o El País, pesquisadores encontraram resíduos que permitem compreender mais sobre as práticas e dietas dos romanos na era dos gladiadores.
"O Coliseu ainda não foi totalmente escavado. Alguns dos níveis mais antigos ainda não foram encontrados. Devido à complexidade e às precauções de segurança em torno desta operação, o sistema de esgoto levou muito tempo para ser acessado", explica Federica Rinaldi, diretora científica de escavações recentes no local, ao El País.
Novas descobertas
Entre janeiro e setembro de 2022, arqueólogos e espeleólogos escavaram a área sul do glorioso monumento, literalmente andando e se rastejando por restos de esgotos antigos. E por mais que não tenha sido a mais agradável das tarefas, certamente foi muito recompensadora.
Entre as descobertas descritas, está que os antigos engenheiros responsáveis pelo Coliseu decidiram restaurar e reutilizar coletores hidráulicos pré-existentes no local, mesmo que já tivessem centenas de anos, em vez de construir novos. Também foram compreendidas novas camadas do sistema de coleta de água, que é útil até hoje para drenas água das ruas de Roma.
Já sobre as pessoas que iam ao Coliseu, é descrito que, a partir dos vestígios, eram consumidas grandes quantidades de uvas, figos, melões, pêssegos, nozes, azeitonas e cerejas enquanto assistiam aos espetáculos.
É provável que eles até mesmo cozinhassem ali nas arquibancadas em braseiros improvisados, e ainda que levassem outros objetos como tabuleiros de jogos, pentes e moedas. Porém, o que mais chamou atenção provavelmente foram ossos de cães de pernas curtas e corpos alongados.
Salsichas gladiadores?
"Encontramos restos de cães pequenos, com extremidades muito curtas. Eles podem ter sido forçados a lutar entre si ou com predadores maiores. Ou, talvez, eles foram obrigados a andar ao lado de criaturas maiores para fazer as pessoas rirem", explica Rinaldi, ainda ao El País.
Hoje, sabe-se que a lista de animais que os gladiadores poderiam acabar lutando contra era bastante variada, incluindo rinocerontes, girafas, ursos, leões, leopardos... E nos últimos anos, obtivemos a confirmação ainda de temidos salsichas.
"Eles tinham menos de 30 cm de altura. Achamos que eles podem ter sido usados para realizar truques acrobáticos, assim como você veria em um circo hoje. Ou pode ser que eles tenham sido usados como parte de caçadas encenadas ou mesmo lançados contra ursos e animais assim. Não sabemos ao certo", acrescentou Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico Coliseu, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.
Até hoje, novos estudos são realizados no Coliseu, e os antigos romanos se mostram, dia após dia, como a mais gloriosa nação que já habitou o mundo, tendo sua história constantemente relembrada e, mesmo com o passar de milênios, redescoberta. Assista 'Gladiador 2' a partir de 14 de novembro nos cinemas brasileiros!