Home
Entretenimento
Cem Anos de Solidão: O que disse o filho de Gabriel García Márquez sobre série
Entretenimento

Cem Anos de Solidão: O que disse o filho de Gabriel García Márquez sobre série

publisherLogo
Aventuras Na História
14/12/2024 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16419550/original/open-uri20241214-19-t0bqm3?1734194242
©Divulgação/Netflix / Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última quarta-feira, 11, chegou à Netflix a nova série 'Cem Anos de Solidão', uma adaptação do emblemático romance de mesmo nome publicado em 1967 e escrito pelo colombiano Gabriel García Márquez. O livro, vale mencionar, é uma das obras mais famosas e importantes da literatura latino-americana, e só agora recebeu uma adaptação audiovisual.

"Na Colômbia do século 19, um casal e outros sonhadores fundam uma nova cidade em busca de liberdade. Mas será que esta utopia os levará à prosperidade ou à ruína?", descreve a sinopse disponibilizada pela Netflix.

 

Gabriel García Márquez, vale mencionar, faleceu em 17 de abril de 2014, vitimado por uma pneumonia, aos 87 anos, se opondo a toda oportunidade que surgiu de adaptar a obra ao audiovisual. Porém, o filho do escritor, Rodrigo García Barcha, é um dos produtores executivos da nova série, e afirma que, dessa vez, uma adaptação finalmente é bem-vinda.

Durante o tapete vermelho de Bogotá, na Colômbia, Barcha descreveu a adaptação da Netflix como um "projeto irmão" da obra literária, e ainda destaca que ambas as produções se complementam:

É uma experiência diferente e você tem que tentar apreciá-la pelo que ela é, não comparando constantemente o livro. Para mim são projetos irmãos mais novos que se complementam", disse na ocasião à agência de notícias EFE.

Barcha acrescenta que a experiência ao assistir à série, ou ao ler o livro, é pessoal de cada um: "esqueço o livro e procuro apreciar a série como série. Claro que existem todos os laços do mundo, mas, para aproveitar, me libertei de dizer: isso sim, isso não; parece que sim, não parece".

Por que demorou?

Infelizmente, Gabriel García Márquez já não está vivo para assistir à adaptação de seu sucesso literário, tendo ele próprio sempre relutado em adaptá-lo. Mas segundo Rodrigo Barcha, o autor mudou de ideia ao considerar que uma série permitiria uma abordagem adequada do romance — que venceu o Prêmio Nobel da Literatura em 1982 —, com mais tempo e recursos adequados, conforme repercute o Adoro Cinema.

Gabriel García Márquez em 1991 / Crédito: Getty Images

 

"Durante muito tempo, meu pai relutou bastante, principalmente com um filme de duas ou três horas que não cabia o romance inteiro. Mas com a Netflix, a possibilidade de fazer em espanhol, na Colômbia e com os recursos necessários nos convenceu de que era viável", afirma Rodrigo Barcha

'Cem Anos de Solidão' já está disponível no catálogo da Netflix.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também