Como Michael Jackson se comparava ao homem elefante
Aventuras Na História
Joseph Merrick nasceu em Leicester, na Inglaterra, em 1866. Aos 12 anos, o jovem viveu um dos momentos mais tristes de sua vida: a perda de sua mãe. A partir daí, deformações em seu corpo começaram a aparecer de forma mais notável — embora elas tenham começado a surgir por volta dos seus cinco anos, mas eram praticamente imperceptíveis.
Merrick, anos depois, virou atração dos chamados Freak Show (‘Show de aberrações), muito populares durante a Era Vitoriana. Conhecido popularmente como 'O Homem Elefante', Joseph Merrick sofreu por conta de suas deformações até o fim da vida, em 11 de abril de 1890.
Já Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958, na cidade de Gary, no estado norte-americano de Indiana. Em 1964, Michael fez sua estreia profissional com seus irmãos mais velhos no grupo The Jackson 5.
O talento único do cantor ao levou a carreira solo em 1971. Logo, Michael Jackson passaria a ser apelidado de 'Rei do Pop'; se tornando um dos artistas mais icônicos e influentes de todos os tempos na história da música.
Michael Jackson faleceu em 25 de junho de 2009, devido ao uso em excesso do anestésico propofol. Apesar do sucesso estrondoso, Michael temia ter uma história parecida com a de Joseph Merrick. Entenda!
As mudanças de MJ
Sempre muito cuidadoso com sua aparência, Michael Jackson sofria de uma doença chamada vitiligo, que gerava manchas brancas em sua pele. Por não encontrar uma maquiagem que lhe ajudasse a cobrir as 'falhas' na pele, o 'Rei do Pop' optou por 'despigmentar-se'.
Além disso, Michael sofria de lupus, uma enfermidade que fazia com que pele de seu coro cabeludo se suavizasse de forma significativa, aponta a Exame. Em 27 de janeiro de 1984, Michael Jackson se preparava para uma ação publicitária para a Pepsi quando sofreu um terrível acidente.
Quando fogos de artifício foram acionados e explodiram antes da hora; em poucos segundos, o cabelo de Michael Jackson estava em chamas. O músico precisou usar analgésicos constantemente para tratar das dores. Posteriormente, para combater a insônia. Foi quando ele passou a usar propofol.
Ainda ressaltando a importância que dava a estética, Michael Jackson também passou por operações cirúrgicas em seu nariz, para melhorar sua aparência — mas que acabaram deixando sequelas que o atrapalharam, em algumas ocasiões, em respirar adequadamente.
Após sua morte, um júri foi feito contra Conrad Murray, médico pessoal de Michael Jackson, em decorrência de negligências graves no cuidado de seu paciente, erros que foram tipificados como "homicídio culposo", quando não há intenção de matar. Murray acabou sendo condenado a quatro anos de prisão — mas cumpriu apenas metade, entre 2011 e 2013.
Entre Jackson e Joseph
Em 2013, um novo processo judicial envolvendo a morte do 'Rei do Pop' ocorreu quando a mãe de Michael, Katherine Jackson, pleiteou uma indenização de aproximadamente 40 bilhões de dólares da produtora AEG Live — alegando que a empresa teve responsabilidade pela morte do cantor ao contratar Murray para cuidar de Michael. A AEG, porém, venceu o processo em outubro.
Em seu depoimento ao tribunal, em agosto daquele ano, Debbie Rowe, ex-mulher de Michael Jackson, que se casou com o astro em 1996 e teve dois filhos com o cantor, revelou que o 'Rei do Pop' via sua história refletida na do 'Homem Elefante', por temer que as pessoas prestassem mais a atenção em sua aparência do que em seus feitos.
Ele se comparava com o homem elefante", disse Debbie.
Michael era muito fã do filme 'Homem Elefante' (1980), dirigido por David Lynch. Por conta dessa identificação com a história de Joseph Merrick, Michael foi além.
Segundo Frank Dileo, ex-empresário de Michael, o artista até mesmo chegou a tentar comprar os ossos de Merrick, que estão na Faculdade de Medicina do Hospital de Londres.
+ Michael Jackson quis comprar os ossos do Homem Elefante
Em 1993, porém, depois de muito tempo da história ter vindo à tona, Michael desmentiu a informação durante uma entrevista dada à Oprah Winfrey. Na ocasião, o 'Rei do Pop' afirmou que tudo não se passaram de boatos e que nunca quis adquirir os ossos do Merrick.
Além disso, no clipe da música Leave Me Alone, Michael faz um apelo para que os jornais o deixassem em paz e parassem de publicar notícias fantasiosas a seu respeito. O videoclipe, ainda, fez menções a diversas histórias que permearam sua vida privada. Entre elas, Michael Jackson aparece dançando com um esqueleto humano com cabeça de elefante.