Entrelinhas: Filme retrata história real de estudante torturada pela ditadura
Aventuras Na História
Em cartaz nos cinemas, o filme "Entrelinhas" se baseia na história real de Ana Beatriz Fortes, uma jovem torturada pela ditadura militar ao ser presa, em 1970, quando tinha apenas 18 anos.
Durante dez dias, ela foi torturada por militares em Curitiba após ser levada para o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Ela, que presenciou a prisão da irmã, foi acusada de colaboração com estudantes da UNE e da Universidade Federal do Paraná.
Sem imagens explícitas da protagonista, o longa-metragem mostra Ana batendo de frente com militares durante os tensos interrogatórios e até mesmo presenciando colegas sendo torturados.
Inspiração
Em entrevista ao Splash, do UOL, a atriz Gabriela Freire discutiu sobre a importância do filme.
"O filme conta o que aconteceu sem impor alguma coisa. Estamos trazendo fatos. Ana nos faz entender que poderia acontecer com qualquer pessoa comum. Poderia ter sido eu ou uma amiga minha", disse ela.
A atriz também revelou que conheceu a verdadeira Ana, que ajudou a produção a tirar dúvidas sobre a história.
"Foi inspirador. A gente imagina que ela se enrijeceu após passar por isso. Mas, na verdade, é uma mulher gentil e generosa. Ela tirou todas as nossas dúvidas sobre uma história tão dolorosa. Isso também mostra a força dela", disse a atriz.