Ferrari: Piloto interpretado por ator brasileiro teve morte trágica
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Em cartaz nos cinemas brasileiros, o filme 'Ferrari' chama atenção. Anos após a estreia de 'Ford vs Ferrari' o filme, dirigido por Michael Mann, mostra a trajetória de Enzo Ferrari, um ex-piloto de corrida italiano que se destacou no mundo automobilístico ao fundar uma das empresas de carros mais famosas da História.
Retratando o drama pessoal e público de Enzo, o longa retrata um período conturbado na vida do ex-piloto. Em crise financeira, sua vida pessoal também é afetada após a morte do único filho. Com o objetivo de vencer os obstáculos, Enzo aposta tudo na corrida Mille Miglia, ocorrida na Itália.
Quem assiste ao filme, se depara com um rosto familiar para os brasileiros. Isso porque o jovem Gabriel Leone interpreta o piloto Alfonso de Portago em 'Ferrari'. Em entrevista à CNN, o artista fala sobre a importância de participar do filme.
"Diria que foi a realização de um sonho trabalhar com Michael [Mann, o diretor] por ser muito fã do cinema dele, dos filmes dele. Depois, eu entendi a dimensão desse projeto para ele, que já tentava realizá-lo há várias décadas, e só torna a minha primeira experiência no mercado americano mais especial ainda", explicou.
A vida curta de Portago
Assim, fica a dúvida: Quem foi Alfonso de Portago? Bom, antes disso é necessário destacar que os próximos parágrafos podem apresentar spoilers do filme.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2024%2F02%2Fferrari6.jpg)
Nascido em Londres, na Inglaterra, Portago cresceu em uma família favorecida. Fã de esportes, ele até mesmo representou a Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno com o esporte bobsleigh.
A paixão pelo automobilismo se deu por meio de Luigi Chinetti, um amigo que importava Ferraris. Ele, inclusive, conseguiu escalar o colega como co-piloto durante a corrida de automóveis Carrera Panamericana.
A história que o conecta com a trajetória de Enzo Ferrari começou em 1953. Na época, ele foi contratado pela Scuderia Ferrari, equipe de automobilismo da montadora italiana.
Alfonso competiu nos 1000 km de Buenos Aires, explica a Revista Motor Sport. Conquistou o primeiro lugar no Tour de France Automobile de 1956 e o segundo no Grande Prêmio da Inglaterra em 1956.
No entanto, sua carreira foi interrompida de forma trágica. Em 12 de maio de 1957, o jovem disputava a Mille Miglia, uma corrida de longa distância disputada em estrada aberta, na Itália, quando um dos pneus estourou em seu automóvel.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2024%2F02%2Fcorrida2.jpg)
Na corrida, Alfonso estava em terceiro lugar e corria a 240 km/h numa estrada localizada entre Cerlongo e Guidizzolo, na Lombardia, explica o site The Rake. Em um cenário chocante, o carro girou em direção ao público, que acompanhava a corrida na rodovia. Nove pessoas, o piloto e o co-piloto do jovem, Edmund Nelson, faleceram.
Um marco de concreto foi arrancado pelo carro e jogado na multidão. Com o impacto, duas crianças morreram. O episódio, retratado no filme, encerrou uma era das perigosas corridas realizadas em estradas.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)