Home
Entretenimento
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano apresenta programação cultural para 2024
Entretenimento

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano apresenta programação cultural para 2024

publisherLogo
Aventuras Na História
17/02/2024 15h32
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16060711/original/open-uri20240217-18-rixq3x?1708184999
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Neste ano, a programação cultural da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano inclui eventos sobre literatura, história do Brasil, música, exposições e muito mais. Além dos tradicionais concertos musicais, promovidos há mais de 40 anos, suas séries vão promover bate-papos e palestras, sempre com convidados referenciais nos temas abordados.

Seguindo os ideais que levaram Oscar Americano a instituir a Fundação, as séries culturais buscam incentivar, desenvolver, apoiar e promover a cultura, especialmente a música, a literatura, as artes plásticas e a história do Brasil. 

A diversificação de nossas atividades por várias áreas da cultura não apenas atende às aspirações de nosso idealizador como atrai um público diferente daqueles dos concertos, que ainda não conhecia ou não frequentava regularmente a Fundação", afirma o pianista Eduardo Monteiro, diretor cultural da Fundação. 

Os ingressos dos eventos da agenda cultural de 2024 podem ser adquiridos clicando aqui!  

Série Literária "Vamos Falar De..."

Após de um ano marcado por encontros literários que apresentaram para o público um panorama da trajetória de grandes nomes literários, como Shakespeare, Machado de Assis, Cora Coralina, Vinícius de Moraes e Adélia Prado, a nova temporada da série Vamos Falar De... vai seguir reunindo um time de estudiosos e artistas de primeira grandeza para falar do prazer com a literatura.

Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira - Foto por Fundação Biblioteca Nacional pelo Wikimedia Commons

Chegando ao seu terceiro ano, a série literária traz uma novidade: para além de destacar aspectos da vida e obra de grandes autores, como nos encontros sobre os 500 anos de Luís de Camões e 80 anos de Paulo Leminski, os eventos vão proporcionar um mergulho nas literaturas de países e continentes — a irlandesa, a africana e a russa. 

Ciclo de Palestras sobre História do Brasil 

Em seu segundo ano, o Ciclo de Palestras sobre História do Brasil continuará desvendando nuances sobre fatos e figuras que fazem parte da nossa história. Com curadoria do historiador Paulo Rezzutti, a nova temporada da série convidou diretores e pesquisadores de alguns dos mais importantes museus de Portugal e do Brasil que vão proporcionar um diálogo entre as peças dos seus respectivos acervos e o da Fundação. 

O curador Paulo Rezzutti explica que as palestras deste ano serão um 'esquenta' para 2025, o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II. Uma das palestras, ministradas pelo diretor do Museu Imperial de Petrópolis, Maurício Vicente Ferreira Júnior, traz como tema o álbum fotográfico datado de 1872 com imagens de edifícios e monumentos de Lisboa, um presente de Joaquim Coelho da Rocha ao imperador. 

Chá com a APL 

Já série Chá com a Academia Paulista de Letras (APL), que tem curadoria da historiadora e escritora Mary del Priore, promove uma conversa descontraída do público com os intelectuais membros da APL. Os encontros serão seguidos de um momento de confraternização e bate-papo oferecido pela Fundação no conhecido salão de chá da instituição.  

A nova temporada começará em abril com um bate-papo entre o Embaixador Celso Lafer, jurista renomado, ex Ministro de Estado e o presidente da APL, Antônio Penteado Mendonça. Em 2024, importantes nomes como Michel Temer e Júlio Medaglia já confirmaram presença. 

Fruto de uma parceria entre a Fundação e a APL, os valores arrecadados com a venda de ingressos serão destinados a instituições promotoras de ações de reconhecido mérito social. No ano passado, o beneficiado foi o programa "A gente da Rua", coordenado pelo Padre Júlio Lancellotti. Neste ano, será a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Concertos presenciais e online

A tradicional série de concertos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece ao público uma programação imperdível, que abarca de solos de piano a quartetos e quinteto, passando por formações menos corriqueiras, como duo de harpas, que abre a temporada, e duo de violão e flauta.

Seguindo a mesma linha das temporadas anteriores, que tiveram os ingressos esgotados para todas as apresentações, a temporada de concertos 2024 traz intérpretes de excelência e repertório interessante e variado. 

Neste ano, a série musical contará com a presença de consagrados músicos brasileiros e artistas de outros nove países, incluindo Bulgária, China, Ucrânia e Uruguai. Entre os temas contemplados pela programação, estão os 100 anos de morte de Fauré e os 150 anos de nascimento de Schoenberg.

Além dos dez concertos presenciais, a temporada musical também conta com oito concertos online, transmitidos gratuitamente pelo canal no YouTube da Fundação. Confira a programação completa aqui!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também