Home
Entretenimento
‘Griselda’: A rainha da cocaína era amiga de Pablo Escobar?
Entretenimento

‘Griselda’: A rainha da cocaína era amiga de Pablo Escobar?

publisherLogo
Aventuras Na História
02/02/2024 20h31
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16031504/original/open-uri20240202-56-fn7dcl?1706906188
©Arquivo pessoal
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com seis envolventes episódios, a série 'Griselda', estrelada por Sofía Vergara, renomada atriz latina, narra parte da história da traficante colombiana que dominou o império das drogas em Miami na década de 1980.

No entanto, como muitas séries baseadas em histórias reais, "Griselda" é uma "dramatização fictícia baseada em fatos reais". A linha tênue entre realidade e ficção intriga os espectadores.

Exatamente por ser uma adaptação, algumas informações não foram exatamente retratadas na produção, assim como algumas não foram completamente inseridas na trama.

A série também é comparada com outra produção da Netflix, intitulada “Narcos”, baseada na vida de Pablo Escobar (vivido por Wagner Moura). Levando em conta que ambos estavam no comércio da cocaína, é comum que comparações tomem conta das redes sociais.

Wagner Moura como Pablo Escobar em 'Narcos' - Divulgação / Netflix

Com isso em mente, fica a dúvida: Griselda Blanco e Pablo Escobar eram ou não amigos? Como era a relação entre a “nobreza” da cocaína?

“Viúva Negra”

Griselda Blanco, conhecida como a "rainha da cocaína", tinha a habilidade de manipular e eliminar aqueles que estavam em seu caminho no mundo do crime organizado. Nascida na Colômbia, em 1943, ela iniciou sua carreira criminosa desde cedo.

Os personagens Dario, marido de Griselda, e a própria Griselda da série - Divulgação / Netflix

Com sede de poder e dinheiro, Blanco fora pioneira no contrabando de cocaína para os Estados Unidos, contribuindo para a expansão do Cartel de Medellín. Ordenava assassinato de inimigos e ameaças de imediato.

A série "Griselda" inicia seu primeiro capítulo com uma frase intrigante: "O único homem de quem já tive medo é uma mulher chamada Griselda Blanco, Pablo Escobar."

Contudo, como muitas narrativas sobre o universo do narcotráfico, fica a incerteza se Escobar, de fato, proferiu essas palavras ou se são apenas ficção da mente dos criadores da série da Netflix.

Griselda Blanco da vida real (esq.) e Pablo Escobar (dir.) - Domínio público

Embora Griselda e Escobar tenham cruzado seus caminhos, ao contrário do que se especula sobre uma suposta amizade, a realidade era outra.

José Guarnizo, jornalista e autor de "La Patrona De Pablo Escobar - Vida y Muerte De Griselda" ("A Patroa de Pablo Escobar - Vida e Morte de Griselda", em tradução livre), quem dá detalhes da conexão entre os nomes do cartel de Medellín.

Ao entrevistar Popeye, o mais famoso capanga de Pablo Escobar, Guarnizo descobriu que 'El Patrón' demonstrou "orgulho de que seu primeiro grande inimigo no mundo da máfia tivesse sido ela [Griselda]".

"Isso aconteceu quando Escobar estava tentando conseguir seu primeiro quilo de coca para vender e Griselda já estava no negócio e tinha dinheiro", completou o biógrafo.

Inclusive, o estresse entre os dois líderes narcotraficantes foi um dos catalisadores da primeira guerra em Medellín, ocorrida no final dos anos 70. Griselda saiu da Colômbia em direção a Miami, nos Estados Unidos, e passou a buscar uma nova oportunidade no perigoso jogo do narcotráfico internacional.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também