Griselda: Veja o que aconteceu com os filhos da 'rainha da cocaína'

Aventuras Na História






Retratada em nova série da Netflix, que ocupa o top 10 das mais assistidas entre os brasileiros, Griselda Blanco foi pioneira no tráfico de cocaína da Colômbia para os EUA por meio de Miami. Seu auge se deu entre os anos 70 e 80.
Blanco foi o nome responsável por idealizar as primeiras rotas de tráfico a partir de Miami, que seriam utilizadas no futuro por cartéis de droga da Colômbia. Com uma reputação amedrontadora, é estimado que Griselda tenha enviado, por mês, mais de uma tonelada de cocaína para as terras do Tio Sam, repercute a BBC.
"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", destaca a sinopse da Netflix.
Blanco também era mãe. Enquanto se tornava nome de destaque no tráfico, ela teve quatro filhos. Com isso em mente, e a história que mistura fato e ficção na Netflix, fica a dúvida: O que aconteceu com os filhos da 'rainha da cocaína'?

Os filhos
Griselda foi mãe de quatro filhos: Dixon, Uber, Osvaldo Trujillo-Blanco e Michael Corleone Blanco, o caçula. Enquanto os três primeiros nasceram do casamento com Carlos Trujillo, o mais novo é fruto do casório de Blanco com Dario Sepulveda.
Conforme repercutido pelo Today, com informações do South Florida Sun Sentinel, os três filhos mais velhos de Griselda se envolveram no comércio de cocaína, seguindo os passos da mãe.
Em reportagem especial, o veículo destacou que Osvaldo Trujullo-Blanco, terceiro filho de Griselda, vivia numa casa chamativa localizada em Bervely Hills, com um aluguel avaliado em US$ 16 mil. A apuração do South Florida Sun Sentinel também revelou que ele tinha carros de luxo: um Rolls-Royce, dois Aston Martins e um Porsche.
Assombrados pelo comércio ilegal de cocaína, os filhos de Blanco tiveram destinos trágicos. O caso melhor documentado é o de Osvaldo. Ele fora morto do lado de fora de uma boate colombiana em 1992, revelou o Gabinete do Inspetor Geral do Departamento de Justiça dos EUA. Em 2008, o Miami News Times informou que três filhos de Blanco foram assassinados.
O único filho de Griselda ainda vivo é Michael Corleone Blanco, o caçula. O Today repercute que Michael se casou com Marie Ramirez De Arellano em 2021 e tem uma filha, que se chama Faith.
Michael também participou do reality show "Cartel Crew", no qual "filhos de membros de cartéis de drogas tentam se libertar do passado de suas famílias", detalha a sinopse. Inclusive, ele desaprovou a série da Netflix.

Polêmica
Conforme repercutido pelo Screen Rant, o filho mais novo de Griselda entrou com uma ação judicial contra a atriz Sofia Vergara, protagonista de 'Griselda', e a Netflix. Na visão dele, a série utiliza a imagem da mãe para fins não autorizados.
A série é ficcional, no entanto, Corleone alegou que já emprestou a exclusividade e direitos de vida e Griselda para outro estúdio. Para ele, também foi um 'tapa na cara' não ter sido consultado, já que Vergara também é colombiana.
"É um tapa na cara sabendo que viemos da mesma terra, da mesma cultura. Vocês deveriam respeitá-la e buscar a consultoria de seu filho caçula, o melhor amigo dela, que a visitava cinco vezes por semana durante seus 23 anos de prisão. Não é apenas um tapa na minha cara, é um tapa na cara dos meus ancestrais", desabafou ele.

Elysa Galloway, a advogada de Michael, alegou que ele ofereceu serviços de consultoria para a série, entretanto, foi recusado.
"Sofía Vergara não consultou nenhum membro da família Blanco como forma de respeito ou para extrair detalhes antes de interpretar Griselda. Quando Michael descobriu o projeto, entramos em contato com Sofía e oferecemos os serviços de consultoria. Eles nos convidaram para uma reunião para dizer que não havia espaço para nós. A equipe de Sofía e os produtores foram desrespeitosos e produziram o projeto 'Griselda' para o próprio ganho comercial, sem detalhes-chave da família Blanco", afirmou ela, segundo o L'Officiel Brasil.


