Home
Entretenimento
Jovem come banana de exposição em museu da Coreia do Sul
Entretenimento

Jovem come banana de exposição em museu da Coreia do Sul

publisherLogo
Aventuras Na História
01/05/2023 16h13
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15530037/original/open-uri20230501-18-1czrv2n?1682962564
©Divulgação/ Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Noh Huyn-soo, um estudante universitário sul-coreano que cursa Arte, comeu na última quinta-feira, 27, a banana de uma exposição criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan. 

Batizada de "Comedian", a mostra, que consiste na fruta presa à parede por uma fita adesiva, estava exposta no Museu de Arte Leeum (que fica situado em Seul, a capital da Coreia do Sul), já tendo também passado por diversos outros locais. 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais pelo amigo de Huyn-soo, é possível ver o momento em que o jovem retira a banana da parede, ingere o alimento em algumas mordidas e prende novamente a casca na fita adesiva. 

Ao museu, o estudante justificou seu ato dizendo que estava com fome, uma vez que havia pulado seu café da manhã. À KBS, por sua vez, que é uma estação de TV sul-coreana, ele apontou que o próprio ato de "danificar uma obra de arte" poderia ser considerado arte. "Achei que seria interessante, ela não está ali para ser comida?", provocou ele. 

Veja abaixo uma postagem do Instagram mostrando a exposição antes da "intervenção" do rapaz, e, ao passar para o lado, um vídeo dele comendo a banana

 

Exposição orgânica 

Vale apontar que a banana de "Comedian" costuma ser substituída a cada dois ou três dias, já que começaria a apodrecer caso ficasse muito tempo presa à parede, o que não é a intenção da mostra.

Outro detalhe é que essa não é a primeira vez que a fruta é comida. Na verdade, Noh Huyn-soo repetiu algo que já foi feito em 2019 por David Datuna, um artista estadunidense, conforme repercutiu o The Guardian. 

Na época, a criação de Cattelan estava sendo exposta na galeria Perrotin, da cidade norte-americana de Miami, e o diretor o local, Lucien Torres, argumentou que a obra não havia realmente sido "destruída": 

"Ele [Datuna] não destruiu a obra de arte. A banana é uma ideia", comentou então.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também